Notícias

Grupo Zona Verde lança radar de inovação

O grupo de Santa Maria da Feira prepara-se para implantar na sua estrutura um radar de inovação com vista a detectar novas oportunidades
03.06.2009


  PARTILHAR



Cátia Mateus
Depois de ter criado o 3CE-Centro de Conhecimento, Competências e Emprego, em Santa Maria da Feira, o Grupo Zona Verde, liderado por Jorge Pereira, inicia agora uma aposta no fomento à inovação com a criação de um radar com o mesmo nome. A nova estrutura está ainda em fase de desenvolvimento, mas o líder do grupo assegura que até ao final do ano estará em pleno funcionamento.

Na sua essência, o Radar da Inovação não é mais do que uma equipa pluridisciplinar e multifacetada composta por directores de área do grupo Zona Verde, responsáveis de projecto e consultores externos de áreas diversas, que constituirão um grupo de trabalho permanente com o objectivo de realizar um constante acompanhamento da realidade do mercado. Este ‘radar' funcionará, segundo Jorge Pereira, “como um farol que norteará toda a actividade do grupo e os seus destinos futuros”. Em traços gerais, adianta o líder, “esta estrutura, que tem métricas muito bem definidas e desempenhará um importante papel no organigrama das empresas, funcionará em permanência e com uma componente tecnológica bastante acentuada, chamando a si os desígnios de recolher informação e compilar dados, analisar o mercado e a concorrência em busca de novas teorias, estratégias, formas de pensar, de agir”.

Jorge Pereira explica que o Radar da Inovação terá a responsabilidade de “fazer pensar fora do quadro” — ao mesmo tempo que apostará fortemente na investigação, no lançamento de novos produtos, processos e serviços —, reinventar abordagens, estratégias e metodologias, traçar caminhos e metas.

O Radar da Inovação terá uma aplicação prática em todas as empresas do Grupo Zona Verde e nas várias outras que se encontram implantadas na incubadora empresarial. Para já, a nova estrutura encontra-se ainda em fase de materialização. “Está concluída a primeira fase de criação do ‘radar', em que foram definidos os seus objectivos estratégicos e as metas. Estamos agora na fase de nomeação da equipa e de reunir os consultores estratégicos, o que deverá acontecer até ao final do mês”, assegura o líder. Entretanto, está já em marcha o sistema de recolha de informação legal e de sugestões internas com vista à melhoria dos procedimentos de gestão em vigor no grupo.





DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS