Notícias

Grupo Edifer cria academia de gestão

A Academis Edifer de Gestão vai apostar na formação contínua
13.01.2006


  PARTILHAR



Fernanda Pedro

O GRUPO Edifer acabou de criar a Academia Edifer de Gestão. Trata-se de um projecto de formação contínua na área da gestão e inclui um programa formativo ministrado pela Nova Fórum da Universidade Nova de Lisboa, integrando um conjunto de módulos preparados em exclusivo para gestores profissionais das empresas do Grupo.

Neste ano lectivo será ministrada a primeira pós-graduação em Gestão. Este curso integra-se no Programa de Desenvolvimento de Competências de Gestão da Academia Edifer de Gestão. No programa serão proporcionados conhecimentos de acordo com as necessidades do Grupo, numa perspectiva de progresso e adaptação permanente às exigências de desempenho dos cargos de gestão e da sua relação com o meio envolvente. Este projecto incluirá ainda uma pluralidade de temas relacionados com o desenvolvimento de competências globais de gestão, os quais se encontram agrupados em três áreas: competências estratégias, financeiras e pessoais. A primeira edição do programa decorrerá durante os anos de 2006 e 2007 ao longo de 200 horas.

Esta academia vem no seguimento de um programa desenvolvido pelo Grupo, no qual é transmitida uma formação aos licenciados e um acompanhamento de estágios. «Este programa já integrou cerca de 60 estagiários, oriundos da engenharia civil, mecânica e da licenciatura em geologia. Também recebemos licenciados nas áreas financeiras e de gestão consoante as nossas necessidades», explica Fernanda Moura, directora de recursos humanos do Grupo Edifer. Esta responsável refere ainda que já absorveram cerca de 70% destes estagiários e que o objectivo é reter os 100%. Isto porque, adianta, «a formação que ministramos é direccionada para as nossas necessidades e, por esse motivo, é sempre uma mais-valia ficarmos com os estagiários aos quais damos uma formação».

De acordo com Fernanda Moura, a Academia Edifer de Gestão assume-se como um projecto global de desenvolvimento das pessoas, enquanto profissionais a quem é exigido um desempenho de qualidade, visando a excelência dos resultados e das práticas. Através da academia, as empresas do Grupo podem alinhar os diversos projectos formativos no âmbito do desenvolvimento das competências e do incentivo à inovação.

O programa de formação previsto pela Academia Edifer de Gestão inclui, para além da pós-graduação, os seguintes programas: desenvolvimento de competências de negócio; mercado internacional emergente; desenvolvimento de competências de negócio; línguas — espanhol; desenvolvimento de competências técnicas; actualização de encarregados; «coaching» individual para direcção e desenvolvimento de competências nos negócios; e planeamento, organização e gestão de recursos.

Fernanda Moura refere que a Academia Edifer de Gestão irá colocar o corpo humano do Grupo Edifer num patamar de conhecimento e de aptidões capazes de responder às crescentes exigências de desempenho.





DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS