Notícias

Gestores PME com mais formação

21.11.2003


  PARTILHAR




Fernanda Pedro

A ASSOCIAÇÃO das PME-Pequenas e Médias Empresas de Portugal acaba de lançar um instituto de formação com o intuito de melhorar as qualificações e competências dos empresários portugueses.

Lurdes Mota Campos, responsável pelo instituto revela mesmo que as solicitações do mercado e dos seus associados para acções formativas foram decisivas para a criação deste novo órgão da associação.

A associação vai desta forma tentar dar respostas às necessidades acrescidas na área da formação para os activos do seu tecido empresarial. Além do carácter formativo do instituto, os seus objectivos vão ainda mais longe ao apoiar a inserção na vida activa.

"Trabalhamos muito na preparação de quadros de empresa e muitos jovens licenciados apresentam por vezes dificuldades na integração no mercado de trabalho. Por isso vamos desenvolver formação específica para eles assegurando estágios em empresas", explica aquela responsável.

Como principais objectivos, o instituto pretende dar formação superior especializada (pós-graduações), realizar programas de formação intra-empresa, ministrar formação especializada de empresários e gestores, dar apoio e formação a empresários e dirigentes das PME, realizar a detecção, formação e tutoria de empreendedores e dar formação a jovens desempregados ou à procura do primeiro emprego.

Neste momento, os conteúdos programáticos das pós-graduações irão ser assegurados por uma universidade. Estas especializações são uma inovação no instituto, mas outras já ministradas pela a Associação PME Portugal continuam em funcionamento.

Um exemplo é a área de higiene e segurança no trabalho. "Depois de um estudo verificámos que para as 72 890 empresas de construção civil que actuam no país, existem apenas 1500 profissionais da área de higiene e segurança no trabalho. Como se pode ver temos ainda de realizar muitas acções de formação para colmatar esta lacuna", adianta Lurdes Mota Campos.

Neste momento, o instituto de formação encontra-se aberto a todas as colaborações com entidades formadoras que sejam reconhecidas como instituições idóneas e de qualidade, as quais através de uma especialização sectorial ou regional, ou por meio de metodologias pedagógicas e organizativas, contribuíam activamente no apoio às PME e aos seus profissionais.

Para já, contam com o apoio do Instituto Português da Juventude para chegar até aos jovens que desejem apostar na formação empresarial.





DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS