Notícias

Gestão sustentável

14.05.2004


  PARTILHAR





Ruben Eiras

A UNIVERSIDADE Internacional (UI) acabou de lançar uma pós-graduação em gestão integrada de qualidade, ambiente, segurança, saúde e responsabilidade social. O objectivo deste novo curso é fornecer uma gama completa de conhecimentos para projectos de implementação e manutenção de sistemas integrados da qualidade, ambiente, segurança e saúde, bem como responsabilidade social.


"A adopção destes sistemas é uma exigência presente para a gestão de qualquer organização ou sector de actividade. Por isso, é necessário formar profissionais que trabalhem ou desejem trabalhar na gestão de sistemas integrados", refere Pedro Andrade, administrador da UI.

Neste plano, aquele responsável salienta que a própria instituição universitária iniciou também o processo de certificação, "de modo a ficar a par das melhores práticas de gestão".

Pedro Andrade frisa que este curso é a primeira iniciativa nascida da recente renovação operada na Universidade Internacional, com o objectivo de posicionar os cursos de ensino pós-graduado "na área da excelência empresarial, de forma a contribuir para uma cultura especializada de alto nível".

E no sentido de reforçar a ligação entre a universidade e o meio empresarial, aquele dirigente defende que as instituições universitárias devem oferecer ao mercado cursos que permitam aos quadros das empresas "serem mais competitivos e eficientes no plano nacional e internacional".

Uma política que se concretiza na aposta na vertente prática da aprendizagem, assente nas tecnologias de informação. Luís Rodrigues, coordenador da pós-graduação de Gestão Integrada, sublinha que um dos aspectos inovadores do curso centra-se na metodologia de ensino baseada no trabalho em equipa.

"Serão constituídas equipas de projecto, formadas por alunos e docentes, em que parte da comunicação será realizada por 'e-learning', via Web, utilizando a aplicação Achiever com bases de dados", explica.

Ainda no capítulo da metodologia, o curso destaca-se pela vertente prática da aprendizagem, já que os alunos têm de realizar um projecto integrado recorrendo à aplicação informática Achiever.

Neste plano, no âmbito de um protocolo firmado com a IBM e a Naitriangle, os alunos poderão adquirir um PC portátil a baixo preço, já com o "software" para o curso instalado. "Além disso, os candidatos poderão recorrer ao nosso sistema de financiamento, que permite acesso a créditos com juro zero para frequentar o curso", destaca Pedro Andrade.

Seguindo a tendência de mercado neste tipo de formação, o curso também integra seminários ministrados por especialistas e profissionais de várias áreas, como, por exemplo, as autarquias, a construção civil, os transportes, a hotelaria e turismo, a indústria farmacêutica e a gestão hospitalar e médica.

Os alunos ainda poderão frequentar pequenos cursos complementares e paralelos à pós-graduação através da parceria da UI com a SGS Portugal, uma empresa especializada em certificação. A pós-graduação inicia-se a 28 de Maio e a maioria dos docentes combina a experiência profissional com formação académica. Para mais informações, o leitor poderá navegar até www.uinternacional.pt.





DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS