As empresas estão cada vez mais cientes da importância da formação para que os seus recursos humanos tenham um bom desempenho. Esta filosofia não se adequa apenas aos quadros, estendendo-se também aos trabalhadores temporários. «Formar para contratar – Factor de sucesso do trabalho temporário» vai ser um dos temas em debate, no dia 17 de Março, no Expo'RH. Jaume Valldaura, director de recursos humanos do Penha Longa Hotel Spa & Golf Resort é o orador convidado.
A formação integrada no processo de recrutamento e selecção como modo de valorização de candidatos; o aproveitamento na formação inicial como métrica no processo de recrutamento e selecção e, o acolhimento e formação em contexto de trabalho, serão alguns dos aspectos que irão ser focados no painel. Em jeito de síntese, Jaume Valldaura revela que vai focar na sua intervenção a experiência que vivência todos os dias. «Desde há dois anos e meio que a Talenter nos fornece mão-de-obra temporária» , conta o director de recursos humanos do Penha Longa. No processo de recrutamento e selecção, os trabalhadores recebem formação técnica que depois é complementada em contexto de trabalho. Este processo faz toda a diferença e garante que «os nosso clientes não diferenciam o desempenho de um funcionário em relação ao trabalhador temporário» , realça Jaume Valldaura.
Durante o ano o Penha Longa contrata temporários essencialmente para a área de banquetes e serviços de quartos. Uma política que decorre de picos de trabalho próprios desta actividade. Para o director de recursos humanos a formação é a chave do sucesso, garante um trabalho bem feito e dentro dos parâmetros de qualidade a que os hóspedes estão habituados. À formação técnica dada pela empresa de trabalho temporário Talenter estes trabalhadores são ainda submetidos a sessões formativas em contexto de trabalho, sobre a cultura da empresa. «Apesar de serem funcionários externos, queremos que vistam a camisola e que se sintam parte integrante. A formação faz com que enriqueçam profissionalmente e que se sintam mais motivados» , finaliza Jaume Valldaura.