Notícias

Domine as emoções

Os conflitos entre profissionais minam o ambiente empresarial
14.07.2006


  PARTILHAR



Marisa Antunes
Os conflitos podem minar o ambiente empresarial, afectar a produtividade das pessoas envolvidas e, consequentemente os resultados da organização. Saber gerir não é, pois, tarefa fácil, principalmente quando é necessário lidar com situações-limite de relacionamentos pessoais que surgem em determinados departamentos.

Para ensinar os gestores e outros responsáveis empresariais a gerir conflitos, a Universidade Autónoma, através do departamento de Psicologia e Sociologia, preparou um mini-curso de dois dias, que decorreu esta semana em Lisboa.

Nesta formação, os profissionais aprenderam algumas técnicas para evitar que o conflito se instale ou, caso já esteja instalado, qual a abordagem a seguir para confrontar a pessoa geradora de mal-estar. «O conflito é algo que é próprio da natureza humana. Deve ser por isso encarado de uma forma natural. No entanto, é fundamental que os empregadores ajudem a criar um clima facilitador e que promova o bem-estar e a saúde das pessoas», realça Tito Laneiro, coordenador do curso.

Este «clima facilitador» surge quando o «bom gestor consegue gerir cada indivíduo na sua particularidade», acrescenta ainda o psicólogo social e das organizações. Promover a comunicação horizontal entre superiores e subordinados é meio caminho andado para conseguir respeitar as individualidades de cada um. «Conseguir escutar activamente, perceber como é que o outro está a encarar aquela situação, dar um voto de confiança e de compreensão, por vezes é suficiente para terminar com o conflito», realça o especialista.

Outro factor gerador de um bom ambiente empresarial passa por respeitar a interacção entre a família e o trabalho. «O equilíbrio emocional da pessoa é fundamental. Se falha, as pessoas não têm condições para aguentar determinados níveis de stresse no local de trabalho», resume Tito Laneiro.





DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS