Notícias

Estrangeiros recrutam em Portugal

São cada vez mais as empresas estrangeiras a recrutar profissionais no mercado nacional. Os engenheiros estão entre os mais procurados.
01.09.2011 | Por Cátia Mateus


  PARTILHAR



Apesar da tendência internacional apontar para uma redução dos impactos da tradicional silly season nos processos de recrutamento, a realidade é como vem sendo hábito em Portugal nos meses de verão, a oferta de oportunidades de emprego sofreu uma clara redução face ao mês de julho. Os dados do universo Expresso Emprego para o último mês revelam contudo uma tendência curiosa: o aumento das ofertas para trabalhar no estrangeiro.

Logística, transporte e distribuição foi este mês o setor que mais oportunidades de trabalho gerou, logo seguido pelo sectores da saúde, tecnologias de informação, comércio, franchising e vendas, consultoria, banca, seguros e área financeira. Uma análise que marca a realidade de um país que em agosto abrandou claramente as suas intenções de contratação.

Os mais prejudicados em matéria de oportunidades de emprego, no mês que agora terminou, foram os profissionais com perfis relacionados à área de gestão de compras, administração de sistemas e de bases de dados, gestores de conteúdos, gestores de recursos humanos ou até economistas. Mais bafejados pela sorte estiveram os profissionais das vendas, marketing e publicidade, tecnologias de informação, engenharia, gestão e saúde que, apesar do abrandamento das empresas nas contratações, conseguiram ainda ver divulgado um número significativo de ofertas para a sua área, ainda que nem sempre para território nacional.

São cada vez mais as empresas estrangeiras a investirem na contratação de profissionais portugueses, nas mais diversas áreas, para integrarem projetos em países como Angola, Brasil, Qatar, França, Guiné, Moçambique, Alemanha, Holanda.

Só a agência de recrutamento Contexte Medical, especializada no recrutamento de perfis na área da saúde, recrutou, por exemplo, durante o último mês 15 enfermeiros e fisioterapeutas para trabalhar em França. A NHorizontes recrutou também profissionais de TI para a Holanda e Alemanha e a Empreigalde, veio a território nacional contratar engenheiros civis (júniores e séniores, diretores de produção, encarregados e administrativos para as suas obras na República da Guiné.

Numa radiografia do perfil dos leitores e utilizadores do site Expresso Emprego, os dados apurados para o mês de agosto apontam para um perfil onde dominam os licenciados (219.723), com particular enfoque no público feminino que representa a maior parcela de utilizadores do site (190.407). A nível etário predominam os utilizadores na faixa dos 31 aos 40 anos, evidenciando uma clara preocupação com processos de transição de carreira.

Quem recruta mais*

1. Teleaplicação
2. Teleperformance
3. Urbanos
4. Primesoft
5. Empreigalde – Engineering RG, SARL 6. Metlife
7. Clínicas O meu Dentista
8. Sotheby's
9. Vista Alegre Atlantis
10. Qatar Airways


A redução da dinâmica no mercado das contratações é característica dos meses de verão, mas apesar disso o saldo não foi negativo no Expresso Emprego, durante o mês de agosto. Sobretudo porque é cada vez mais clara a tendência de uma contratação à escala global. Mesmo quando a silly season lusa faz o mercado abrandar, lá fora as contratações não param e são cada vez mais as empresas que reconhecem a qualidade da formação nacional e optam por recrutar em Portugal. Conheça o top deste mês dos principais recrutadores Expresso Emprego.



OUTRAS NOTÍCIAS
2012 trará aumento ligeiro dos incrementos salariais

2012 trará aumento ligeiro dos incrementos salariais


Depois de um 2011 marcado pela moderação e contenção salarial, 2012 parece trazer boas perspetivas aos portugueses em matéria de incrementos salariais. De acordo com o estudo Total Compensation Portug...

IPCA aposta no ensino a distância

IPCA aposta no ensino a distância


Numa altura em que as novas tecnologias associadas ao ensino estão cada vez mais em voga, o Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), com sede em Barcelos, está a apostar fortemente no ensino a...

Vantagem+ cria serviço Training Pack

Vantagem+ cria serviço Training Pack


A Vantagem+, empresa especializada na prestação de serviços de consultoria na área da formação profissional, quer ficar ainda mais perto das necessidades das empresas e prepara-se para colocar no merc...



DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS