Notícias

Escola de Tondela premiada pela UNESCO

29.06.2007


  PARTILHAR



Marisa Antunes
Escola Profissional de Tondela (EPT) foi galardoada recentemente com o Prémio Iberoamericano de Honra da Qualidade Educativa 2007, atribuído por um conselho formado por organizações de referência tais como a UNESCO, The City University of New York, a Secretaria de Estado de Educação da República Dominicana ou a Universidade Católica de Manizales, na Colômbia.

Integrada desde o passado ano lectivo na intervenção educativa Redes - Rede Digital de Escolas Associadas à UNESCO, a EPT apresentou projectos de diversas iniciativas realizadas que levaram o organismo Ibero-americano a distinguir a escola.

Entre estas, destacam-se a criação de um gabinete de técnicas de procura de emprego ou a realização de um estudo prospectivo estratégico, pioneiro na região, que atesta a vontade da instituição em perspectivar estratégias a levar a cabo no futuro.

Em linha de conta para a distinção, foi considerada ainda, a formação ministrada no instituto e o seu ajustamento às necessidades do mercado de trabalho, na vertente dos quadros técnicos intermédios para as empresas. Aqui merecem especial destaque os cursos de Mecatrónica e Electromecânica, segundo a EPT, únicos em toda a região Centro do país, e o sucesso do curso de Informática de Gestão cuja taxa de empregabilidade atingiu os 95%, em 2006, nas empresas onde realizaram estágios, bem como o dinamismo do curso de Animação Sociocultural.

A escola é também a única a dispor de um pavilhão oficinal implantado numa zona industrial (ZIM da Adiça - Tondela), que lhe confere uma atmosfera de empresa criando o ambiente propício à aprendizagem em contexto de trabalho.

Entre os vários motivos que fazem desta uma escola diferente, encontra-se, por exemplo, a diversidade etária e de aprendizagem. Diariamente almoçam em simultâneo com os alunos da própria escola, 25 crianças do infantário existente nas próprias instalações, bem como vinte pessoas portadoras de deficiência que estão em formação em tarefas profissionais em diversas entidades da cidade de Tondela e que se deslocam à escola para almoçar.

Acrescente-se ainda que durante 14 anos, a escola formou 2500 jovens de várias partes do país. Actualmente, além dos alunos nacionais, é frequentada por outros oriundos de S. Tomé e Príncipe e Cabo Verde. A cerimónia de entrega prémio vai realizar-se nos dias 13 e 14 de Setembro, no Panamá





DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS