Notícias

Escola de iniciativa

O empreendorismo vai chegar às escolas madeirenses num projecto educativo pioneiro
10.02.2006


  PARTILHAR



Cátia Mateus
A INICIATIVA empresarial está na ordem do dia na Madeira. O professor Chris Curtis da empresa de formação CG Internacional, especialista no ensino do empreendedorismo, está de regresso a Portugal para, em conjunto com Gesventure, implementar na Madeira um projecto-piloto de Educação em Empreendedorismo.

A iniciativa integra-se no «Road-Show for Enterpreneurship» promovido pelo Centro de Empresas e Inovação da Madeira (CEIM) e deverá envolver cerca de 30 professores e 800 alunos com idades entre os 16 e os 40 anos, provenientes de nove escolas do ensino secundário, quatro do ensino básico e quatro turmas da Universidade da Madeira.

Segundo a organização do projecto, «o modelo de educação em empreendedorismo será baseado numa abordagem ‘learn by doing' ». Na primeira fase deste programa, 30 professores receberam formação pelo professor Christopher Curtis sobre a lógica de que «a acção é o livro de texto do aluno» e, por isso, a formação processa-se através de técnicas de aprendizagem baseadas na experiência.

O objectivo desta primeira fase de formação que incidiu sobre os professores era introduzir o modelo de ensino a adoptar junto dos alunos e aprofundar com os docentes a educação em empreendedorismo. As iniciativas a levar a cabo nas escolas, para os alunos, decorrerão mensalmente. A par das acções a desenvolver nas escolas, os participantes no projecto serão convidados a apresentar um plano de negócios que integrará um concurso.

Os dez melhores planos do ensino secundário, bem como os melhores oito do ensino profissional serão apresentados publicamente. O responsável pelo melhor plano de negócios visitará o Business Center de Londres.

A nível universitário, os quatro melhores planos serão apresentados a potenciais investidores, bem como a estruturas governamentais de suporte ao desenvolvimento da actividade empresarial.





DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS