Notícias

Engenharia biomédica: uma área emergente

02.09.2005


  PARTILHAR




Fernanda Pedro

DECORRE até ao dia 10 de Setembro o primeiro Best Summer Course Almada, sob o tema «High-Tech Engineering in Medicine». Trata-se de um curso internacional de Verão de cariz tecnológico, dirigido à área da engenharia biomédica e que está integrado nas comemorações do Ano Internacional da Física. A iniciativa pretende aprofundar os conhecimentos sobre as novas aplicações da física na medicina actual.

Organizado pelo Grupo Local Best Almada (LBG Almada), o curso decorre na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e conta com o apoio do Departamento de Física. Com a participação de 26 estudantes e investigadores estrangeiros e 16 portugueses, o Best Summer Course tem como objectivo a realização de um curso na área da tecnologia aplicada à medicina, dando a conhecer a investigação que se realiza nesta área em Portugal.

De acordo com Teresa de Jesus, presidente do LGB Almada, a investigação na área da engenharia biomédica é ainda muito pouco divulgada e conhecida no país. «Actualmente existem apenas 10 investigadores portugueses a trabalhar nesta especialidade e, por isso, este será um bom motivo para incentivar os alunos a interessarem-se por esta área», revela Teresa de Jesus.

O curso irá centrar-se nas aplicações da física e engenharia no corpo humano e outros sistemas biológicos. Serão focados não só os princípios físicos e teóricos subjacentes às novas tecnologias existentes mas ainda as suas aplicações e modo de funcionamento na medicina actual.





DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS


AR ITALIANO

Experis Finance, Tax & Legal

CONTROLLER DE GESTÃO INDUSTRIAL

Spring Professional Portugal