A tendência não é nova, mas voltou a acentuar-se no último mês. A análise das 2.127 ofertas de emprego divulgadas no universo Expresso Emprego - versão impressa e plataforma online expressoemprego.pt - durante o mês de agosto, demonstra que as prioridades dos recrutadores em matéria de novas contratações estão centradas nas engenharias (sobretudo a mecânica, eletrotécnica, industrial e informática) e nas Tecnologias de Informação (TI). Prioridades que não encontram uma correspondência direta nos candidatos disponíveis no mercado.
Das 12.995 candidaturas rececionadas via site durante o último mês, 2.410 focavam oportunidades na área do Comércio e das Vendas e 1.978 na área da Banca, Seguros e Área Financeira. ?O gap entre as necessidades das empresas e as opções dos candidatos agravou-se no último mês e o equilíbrio do mercado está longe de ser alcançado. Não é novidade que as áreas tecnológicas figuram entre as que geram maiores oportunidades de carreira e que as empresas do sector enfrentam graves problemas de contratação, relacionadas com a escassez de perfis qualificados nesta área. Pesem embora iniciativas concretas de reconversão profissional ,que tem vindo a ser conduzida para atrair novos perfis para as carreiras tecnológicas, os resultados práticos são ainda tímidos e no momento de escolher uma opção de formação superior, muitos candidatos ainda se afastam das áreas tecnológicas.
Os números do Expresso Emprego comprovam-no. Da análise mensal realizada com base nos dados do último mês, resulta claro que a maioria dos candidatos ativamente à procura de emprego possuem qualificações associadas às áreas do Marketing, Direito, Educação e Ensino, Comunicação, Saúde e Turismo.
Quem Recruta mais*
O ranking dos maiores recrutadores do mês no Expresso Emprego espelha a opção das empresas pelo reforço das áreas tecnológicas e de engenharia, seja para funções em território nacional ou internacional. A presença de empresas como a angolana TIS TECH, que ocupa o primeiro lugar da tabela, da Bosch Car Multimédia ou da tecnológica agap2it clarificam a tendência.
1º TIS TECH Angola
2º Wordans
3º Sotheby's International Realty
4º SKSA
5º Banco de Portugal
6º Bosch Car Multimédia
7º Continental
8º agap2it
9º Keller Williams
10º RECER