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Empresas adoptam ‘e-RH’

16.05.2003


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Manuel Posserde Andrade

AS EMPRESAS estão cada vez mais a adoptar soluções à base de plataformas electrónicas de gestão de recursos humanos (mais conhecidas como "e-RH"), uma necessidade que se prende com a progressiva mudança dos processos internos nas empresas, aliado à necessidade da redução de custos, assim como a aposta numa abordagem mais dinâmica dos recursos humanos.


"Assistimos cada vez mais à mudança do conceito de RH nas empresas: até agora estava ligado aos processos administrativos das empresas como o pagamento de salários ou marcação de férias, mas esse conceito está a evoluir e o papel dos RH é cada vez mais estratégico, fazendo parte integrante do sucesso das empresas", refere Carol McCarthy, directora de negócios para soluções empresariais da Unisys para a região da EMEA (Europa, Médio-Oriente e África).

Com o objectivo de prestar consultoria a grandes empresas e PME nesta área, a multinacional americana criou uma divisão denominada Soluções para Gestão de Recursos Humanos, vocacionada precisamente para a implementação de soluções de "e-RH" desde a mudança de processos, redesenhar e integrar as tecnologias e criar aplicações.

Nos projectos com que se depara, esta divisão faz inicialmente um levantamento das necessidades estratégicas das empresas-clientes, onde existe um trabalho de consultoria associado, para posteriormente configurar soluções tecnológicas de apoio aos RH.

"Estas estratégias a adoptar dependem dos objectivos de cada empresa, mas passa geralmente pela criação de um portal empresarial onde todos os trabalhadores têm ao seu dispor informação que agrega várias áreas de RH como o controlo de custos, a gestão do desempenho, a gestão de competências e a formação 'on-line' de empregados", salienta Carol McCarthy, acrescentando que se trata de mudar processos e estratégias "e não apenas implementar um novo 'software' que por si não resolve os problemas das empresas".

O "case study" mais recente é o da Volvo. Após a integração da Renault Trucks e da Mack Trucks neste grupo, no início de 2001, a Volvo tornou-se o segundo maior fabricante mundial de camiões e o primeiro da Europa. Ao todo são 35 mil colaboradores, a cargo da área de Recursos Humanos que agora têm de lidar com abordagens diferentes, culturas de empresas e idiomas diferentes.

Para esta empresa a Unisys desenhou uma solução para a gestão do desempenho, ou seja, toda a parte relacionada com as competências dos colaboradores, a sua motivação e identificação, assim como a incidência e os esforços sobre as prioridades da actividade. O principal desafio foi integrar os sistemas de gestão das empresas (ERP) "que não falavam a mesma língua", comenta a nossa interlocutora.

Mas para chegar a uma gestão do desempenho eficaz, foi necessário criar uma estrutura homogénea de comunicação, através de uma ferramenta comum que permite, de uma forma imediata, recolher identificadores para análise sobre os trabalhadores, de forma a poder alinhar competências existentes com os objectivos do grupo e gerido pelos vários directores de RH de todo o mundo.

Além da Volvo, várias empresas estão a recorrer a este tipo de soluções, como a Belgacom, o Deutsche Bank, a BP, a ONI e um banco português que, por se encontrar em fase de implementação, não pode ser mencionado pela Unisys.





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