Notícias

Empreendedorismo em Silicon Valley

Empreendedorismo em Silicon Valley

Arranca em setembro o curso Silicon Valley Entrepreneurial Program, uma iniciativa do ISEG/Idefe em parceria com a Universidade de São Francisco, nos Estados Unidos.

23.08.2013 | Por Maribela Freitas


  PARTILHAR



O Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG/Idefe) em parceria com a Universidade de São Francisco (USF) nos EUA, estão este ano a organizar pela primeira vez um curso de empreendedorismo intitulado Silicon Valley Entrepreneurial Program. Esta formação vai ser ministrada dois países e visa auxiliar portugueses que queiram avançar com a criação de um negócio próprio.

Ana Venâncio, professora auxiliar do ISEG conta que “o curso visa ajudar empreendedores, empresários e executivos a reconhecerem e a quantificarem oportunidades de negócio e a desenvolverem e a estruturarem essas oportunidades em novas start-ups/spin-offs de sucesso”. Os participantes desta formação que se realiza de 10 de Setembro a 4 de outubro vão adquirir conhecimentos analíticos de como identificar oportunidades de negócio, de como priorizar e avaliar essas mesmas oportunidades, vão aprender a definir estratégias de marketing mais eficazes para concretizarem a primeira venda e de como vender projetos e ideias a investidores, parceiros e outros stakeholders.

Durante a formação e nos EUA, os alunos “vão ter acesso ao ecossistema único de Silicon Valley e aí terão a oportunidade de interagir com empreendedores e fundadores de start-ups e venture capitalists que lançaram empresas como a Google e o linkedin. Pretende-se que os participantes fiquem a conhecer na primeira pessoa quais os segredos do sucesso dos empreendedores em Silicon Valley”, frisa Ana Venâncio.

Com uma componente teórica e outra prática, o curso culmina com a apresentação do business plan a um painel de potenciais investidores, permitindo aos alunos desenvolverem o documento base para lançarem a sua própria empresa no dia seguinte e eventualmente angariar o capital necessário. “Os participantes beneficiam de módulos leccionados no ISEG e na USF e inclui visitas a start-ups tecnológicas em Silicon Valley. As aulas, workshops, case-studies, simulações, sessões conjuntas com alunos do MBA e da USF e do ISEG oferecem um currículo dinâmico focado no empreendedorismo e inovação”, acrescenta a docente. Acredita que esta é uma experiência única de partilha e de desenvolvimento de conhecimentos orientados para a criação de empresas e para a inovação.

A ideia de criar a primeira edição deste curso resultou do feedback positivo que o ISEG obteve dos seus alunos de MBA que passaram por programas semelhantes. “Após integrarem estes programas, todos os alunos pretendiam lançar o seu próprio negócio e muitos deles arriscaram e são recentemente empreendedores de sucesso”, finaliza Ana Venâncio. 



OUTRAS NOTÍCIAS
Science4you contrata 80

Science4you contrata 80


Quando em 2008 Miguel Pina Martins criou a Science4you, na sequência de um mestrado em Gestão, sabia que o mundo era o seu horizonte. Na altura com 21 anos, o jovem empresário proj...

Apple tem vagas para portugueses

Apple tem vagas para portugueses


O gigante tecnológico Apple, fundado por Steve Jobs, tem em marcha um processo de recrutamento global que visa detetar potenciais talentos para integrar a sua equipa em várias áre...

Há 601 vagas para estágios na Função Pública

Há 601 vagas para estágios na Função Pública


Na primeira edição do Programa de Estágios Profissionais na Administração Pública (PEPAC), o Estado disponibilizou 1905 vagas de estágio em diferentes ...



DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS