Notícias

Empreendedores no feminino

28.03.2003


  PARTILHAR




Maribela Freitas

NUMA altura em que o desemprego grassa no país, a aposta no auto-emprego pode ser a solução para a instabilidade laboral. Com o intuito de incentivar o espírito empreendedor das mulheres, o Centro de Iniciativas Empresariais Beira Aguieira/Mortágua (IBEA) acaba de lançar o projecto Profem-Promover o empreendedorismo no feminino.






A iniciativa destina-se a mulheres com formação de nível superior que através desta iniciativa passam a contar com apoio na criação ou consolidação de pequenas e microempresas.

O projecto está a ser desenvolvido no âmbito do programa Operacional de Emprego, Formação e Desenvolvimento Social, através da medida 4.4. que visa a promoção da igualdade de oportunidades entre homens e mulheres, enquadrado na acção tipo 4.4.2.3 que versa sobre as acções de apoio ao empreendedorismo feminismo. A iniciativa começa em Abril, termina em Junho do próximo ano e conta com a parceria do Instituto Pedro Nunes (Coimbra), do Gabinete de Apoio a Saídas Profissionais da Universidade de Coimbra e da Associação Empresarial de Portugal.

Apoiar o empreendedorismo das mulheres proporcionando-lhe a oportunidade de participar num projecto de formação de carácter empresarial, que lhes permita constituir ou consolidar a sua empresa, é o grande objectivo a atingir com o Profem que está dividido em três partes.

A primeira decorrerá de 2 de Abril a 18 de Julho e é constituída por uma acção de formação, segue-se a parte de consultoria e apoio às empresas de Setembro a Dezembro deste ano, e a terceira corresponde à criação de uma rede, de Janeiro a Junho de 2004.

Com esta iniciativa o IBEA pretende "ministrar uma acção de formação orientada para a criação e/ou consolidação de micro/pequenas empresas". Esta formação será complementada com uma intervenção de consultoria, que auxilie na elaboração de um plano de negócios que facilite a criação ou consolidação da actividade empresarial.

Por último, o IBEA "pretende criar uma rede de informação e comunicação, onde participem as empresas das formandas, as entidades parceiras e outras a angariar para a rede".

Ser mulher, sócia-gerente de uma empresa que necessite de consolidação ou possuir uma ideia de negócio para criar a sua empresa são requisitos para a selecção das dez formandas que vão integrar o processo.

Mafalda Vicente, coordenadora do PROFEM explica que "até agora já temos mais de 40 pré-inscrições de pessoas desde o Porto até Lisboa. Estamos agora a realizar as entrevistas de selecção".

No final do projecto Mafalda Vicente espera que "se criem ou consolidem os projectos das empreendedoras".






 





DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS