Notícias

Comerciais lideram vontade de mudar

Comerciais lideram vontade de mudar

Durante o mês de fevereiro, os perfis ligados ao sector do Comércio, Franchising e Vendas foram o que mais formalizaram candidaturas às ofertas de emprego divulgadas no Expresso, demonstrando abertura a novas oportunidades de carreira. A contrastar com estes profissionais estão, por exemplo, os perfis das Tecnologias de Informação que apesar de se enquadrarem numa das áreas com maior dinâmica nas contratações, não demonstram grande disponibilidade para mudar de emprego.

05.03.2016 | Por Cátia Mateus


  PARTILHAR



Apesar de mais curto, o mês de fevereiro fechou com uma ligeira subida no número de oportunidades de emprego divulgadas no Expresso (versão impressa do caderno de Emprego e plataforma online expressoemprego.pt), face a janeiro. Durante os 29 dias último mês foram divulgadas 2579 ofertas, a maioria das quais (417) direcionadas para perfis dos diversos ramos da Engenharia, mas também Comércio, Franchising e Vendas, Construção e Indústria e Tecnologias de Informação. Mas se na área da Engenharia a disponibilidade dos profissionais para mudar de emprego é moderada (o sector está na quinta posição do ranking dos que mais candidaturas registou no último mês), nos sectores Comercial e Financeiro, a vontade de mudar é muita.

Das 16.521 candidaturas rececionadas diretamente via site durante o último mês, 2.433 foram de perfis com formação e experiência na área das Vendas e 1.715 de profissionais da área financeira à procura de novas oportunidades de carreira. Os profissionais com competências, formação e experiência nas várias funções ligadas ao sector do Retalho figuram na terceira posição da lista dos que durante o mês de fevereiro mostraram maior disponibilidade para aceitar novos desafios ou mudanças de carreira, com 1.420 candidaturas apresentadas.

Se, por um lado, os dados relativos ao mês de fevereiro demonstram um aumento da dinâmica das contratações, também espelham uma desadequação que continua a agravar-se entre as competência mais procuradas pelas empresas e os perfis profissionais disponíveis no mercado laboral ou com abertura para agarrar novos desafios profissionais. A título de exemplo, o sector das Engenharias que liderou o número de oportunidades de emprego divulgadas no último mês via Expresso Emprego, com 417 ofertas, recolheu apenas 1240 candidaturas via site. Já a área das Tecnologias de Informação, que figura na quarta posição do ranking dos sectores que mais oportunidades divulgaram em fevereiro, com 231 oportunidades divulgadas, não excedeu as 663 candidaturas no último mês.

Quem recruta mais*
Tecnologias, logística, ensino, comercial e imobiliário dominan o leque dos principais recrutadores do mês de fevereiro. A Bosch Car Multimedia foi a empresa mais ativa na divulgação de oportunidades de emprego, num mês que ficou marcado pela subida do número de oportunidades de trabalho divulgadas, face ao mês anterior.

1º Bosch Car Multimedia
2º NAV Portugal
3º STILL
4º Instituto Politécnico de Macau
5º KPMG
6º Grupo DIA
7º SHL Portugal
8º Fraunhofer Portugal
9º Remax
10º Sonae



OUTRAS NOTÍCIAS
FISTA'16 promove empregabilidade

FISTA'16 promove empregabilidade


Soma já três edições e é a grande aposta da Escola de Tecnologias e Arquitetura do ISCTE-IUL (ISTA) e do seu Centro de Carreiras, na promoção da emprega...

Sysphera coloca sede em Portugal e inicia contratações

Sysphera coloca sede em Portugal e inicia contratações


Banca e Seguros, Governo, Saúde, Indústria, Retalho e Tecnologia são os principais sectores de atuação da Sysphera, a empresa fabricante de soluções de...

Auchan recruta 35 para programa de trainees

Auchan recruta 35 para programa de trainees


Está na fase final o período de candidaturas ao programa de recrutamento e identificação de talento da Auchan Retail, dona da cadeia Jumbo. O Auchan Graduate Program tem 35...



DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS