O interessse de Sunnie Giles pelas questões da liderança organizacional é antigo, mas foi aprofundado durante o seu doutoramento na Brigham Young University e, mais tarde, o MBA na Universidade de Chicago. Nos últimos anos, a “cientista organizacional” e presidente do Quantum Leadership Group, apoiou inúmeros líderes na gestão da sua carreira e tem-se dedicado também à investigação na área da Liderança. No seu último estudo, Giles analisa as competências de liderança mais relevantes segundo líderes de todo o mundo. As conclusões da investigação conduzida junto de 195 líderes de 30 organizações globais em 15 países, agora divulgadas na Harvard Business Review, procuram dar resposta à questão “o que determina a eficácia de um líder?” e colocam nos padrões éticos e valores morais uma importância determinante.
Os 195 líderes inquiridos por Sunnie Giles na sua investigação foram convidados a escolher as 15 competências de liderança que consideravam mais relevantes, entre uma lista de 74. Com base nas opções dos líderes, a investigadora agrupou as competências mais escolhidas em cinco áreas-chave capazes de agregar e espelhar as grandes prioridades inquiridos em matéria de liderança e de desenvolvimento de competências nesta área. A partir destas cinco áreas - Ética & Segurança, Auto-organização, Aprendizagem Eficiente, Orientação para o Crescimento e Proximidade & Compromisso - a investigadora alcançou um ranking de dez competências que os líderes consideram determinantes o sucesso da sua missão.
No topo desta tabela estão os “elevados padrões éticos e morais”, apontados por 67% dos 195 líderes inquiridos como determinantes. Em segundo lugar desta lista está a capacidade do líder definir de forma clara objetivos e linhas de orientação para os alcançar. Uma competência que foi considerada essencial por 59% dos inquiridos. Um valor muito próximo dos que consideraram como determinante a “capacidade de comunicação e de expor com clareza as suas expectativas à equipa”. ?No domínio comportamental, 52% dos líderes ouvidos neste estudo consideraram igualmente importante um espírito de abertura e a disponibilidade para mudar de opinião e 43% apontaram como fundamental “cultivar o compromisso com a aprendizagem e formação constante”, posicionando-se como um exemplo para as sias equipas nesta matéria.
A lista das competências consideradas determinantes pelos líderes, para cumprir a sua missão com sucesso, fecha com “a abertura à comunicação com a equipa” e o culto do “open office” (42%), a abertura a novas ideias e novas abordagens sugeridas pela equipa (39%), a capacidade de criar um sentimento de partilha, seja nos sucessos ou nos fracassos da organização (38%), de alavancar o crescimento dos que o rodeiam ajudando-os a tornarem-se os líderes da próxima geração (38%) e a aposta na criação de um ambiente empresarial propício à experimentação e ao erro sem penalizações (37%). ?Segundo a investigadora, “juntos, estes atributos criam um ambiente de segurança e confiança entre as equipas que é essencial ao sucesso e ao cumprimento de objetivos”.
Sunnie Giles acrescenta ainda que a ética com que conduzida a gestão de uma empresa, é capaz de pontenciar um compromisso com a justiça e instituir a confiança de que tanto o líder como as suas equipas “honrarão as regras do jogo”. O mesmo se aplica à comunicação clara, apontada como vital: ”ao comunicar claramente as suas expectativas, o líder evita que os profissionais se dispersem e assegura que todos estão focados no mesmo objetivo”. Para a investigadora não restam dúvidas dos benefícios que uma abordagem desta natureza pode aportar ao sucesso da missão do líder, os resultados da organização. “Num ambiente em que os profissionais se sintam seguros, eles podem focar-se na inovação, na criatividade e na ambição, gerando melhores resultados”, conclui.
10 mandamentos de Liderança
1º O líder de sucesso tem elevados padrões éticos e valores morais.
2º O bom líder define metas e objetivos partilhando com todas as orientações para os alcançar.?3º Um líder de excelência é capaz de comunicar com clareza as suas expectativas.
4º O líder demonstra sempre flexibilidade para mudar de opinião.
5º O bom líder está permanentemente comprometido com o crescimento e formação permanente da sua equipa.
6º O líder mantém com os seus profissionais um canal de comunicação regular e permanentemente aberto.
7º Um líder orientado para o sucesso está aberto a novas ideias, procedimentos e abordagens.
8º O líder com visão promove entre a sua equipa um sentimento de partilha, seja nos sucessos ou nos fracassos.
9º O bom líder incentiva e apoia os seus colaboradores a tornarem-se nos líderes da próxima geração, alavancando o seu potencial.
10º Um líder de excelência cultiva o espírito de tentativa, inovação e experiência, despenalizando o peso do fracasso.