Desde segunda-feira que mais de dez mil alunos, de 50 escolas de Cascais, do primeiro ciclo ao ensino secundário e profissional, têm um contacto mais próximo com o empreendedorismo. A agência DNA Cascais lançou este ano letivo o maior programa municipal de empreendedorismo nas escolas - o DNA Cascais Escolas Empreendedoras – que visa “despertar o espírito empreendedor dos mais novos, dando-lhes ferramentas para encararem a criação de negócio próprio como possibilidade real no seu percurso profissional”, realça Nuno Piteira Lopes, presidente da DNA Cascais.
A agência de promoção do empreendedorismo, que este ano celebra uma década de existência, alarga assim a abrangência dos seus programas de empreendedorismo. “Os nossos programas de empreendedorismo escolar irão chegar este ano letivo a um número recorde de 50 escolas, alcançando mais de 10.000 jovens”, explica o presidente. Nuno Piteira Lopes sabe que nem todos serão empreendedores, mas garante que “não é esse o nosso foco da DNA Cascais”. Para o líder da agência, “o importante é que os nossos programas tenham a capacidade de desenvolver novas atitudes junto dos jovens”.
Para permitir este reforço dos seus programas de empreendedorismo escolar, a agência de empreendedorismo do município, renovou a sua rede de parceiros que vão realizar acções de formação e de desenvolvimento de competências junto dos alunos. Foram assinados protocolos de parceria com a Junior Achievement Portugal, Science4you, StartIUPI e a Associação Inspirar o Futuro. Sob o lema de que “não existe idade para empreender”, estes programas contam, assim, com a larga experiência e know how dos diferentes parceiros no setor do ensino e educação: “o conhecimento, o ensino prático e a visão internacional da Junior Achievement Portugal, a criatividade e inovação científica da Science4you, o desenvolvimento de competências pessoais dos jovens pela Startiupi e ainda softkills e programas de coaching na preparação das carreiras profissionais pela Associação Inspirar o Futuro”, explica o presidente da DNA Cascais.
Além destes parceiros, a agência conta ainda com a colaboração da Universidade Europeia, Associação Empresarial do concelho de Cascais e Clube Business Angels de Cascais na implementação dos diferentes programas. Ana Baptista, docente do Agrupamento de Escolas de Carcavelos, que tem colaborado nos últimos 10 anos com a DNA Cascais no projeto Escolas Empreendedoras, salienta a importância destes programas ao referir que “os alunos exploram oportunidades e tomam consciência da sua capacidade de liderança, inventam novas soluções, apresentam mudanças comportamentais e perspetivas positivas em relação ao futuro, no âmbito de programas meticulosamente pensados, que vão à essência do aluno e o ajudam no seu autoconhecimento”.