É um projeto colaborativo, on e offline, focado na promoção do calçado made in Portugal, mas que agrega também marcas nacionais, jovens designers, joalheiros, artistas plásticos e outros intervenientes associados ao mundo da moda. O projeto The Feeting Room partiu da mente de Edgar Ferreira, Guilherme Pinto de Oliveira e Bruno Araújo, integrado na atividade da consultora Darwin Strategic Consulting, com o objetivo de levar o calçado português a clientes internacionais. Em comum, os três empreendedores têm uma visão global de carreira e ambição de promover lá fora o que de melhor se faz em Portugal.
Criada em julho do ano passado, a marca The Feeting Room atua na área do retalho de moda, combinando uma estratégia de atuação online e offline online pensada para a promoção do calçado nacional além fronteiras. A sua equipa de fundadores investiu 25 mil euros, já totalmente recuperados, para criar um conceito de venda e promoção do calçado luso que dizem ser inovador. A marca estrutura a sua atuação em dois eixos: um website (foco central do projeto) que funciona como principal veículo de comunicação da marca em mercados internacionais, comercializando os produtos das marcas parceiras, e as Pop Up Stores, elementos pontuais de comercialização e comunicação das marcas e do conceito onde a equipa procura que a experiência do consumidor seja diferente do retalho tradicional.
Cada Pop Up Store existe apenas durante cinco meses por coleção e a primeira abriu no Arrábida Shopping. Ainda este mês a equipa inaugura um novo espaço (uma flagship store) do The Feeting Room, no Largo dos Lóios , no Porto e segundo Edgar Ferreira, um dos mentores do projeto, Lisboa é a próxima paragem. “Nesta primeira fase pretendemos fazer a marca crescer no mercado nacional e internacional”, explica adiantando que “o nosso plano estratégico para a marca implica um reinvestimento constante nos primeiros dois a três anos, para alimentar o crescimento estável do projeto até um plano de relevância nacional e internacional significativo”.
Na estratégia de criação da marca, assumiu particular relevância a escolha das marcas parceiras. Edgar Ferreira realça que todas as parcerias são pensadas ao pormenor num projeto que foi pensado para clientes “com sentido de moda apurado e uma perspetiva e estilo de vida globais”. Na essência, clientes exigentes que “procuram uma experiência de compra diferenciadora, um produto/marca com uma identidade original e vincada e uma elevada relação custo-benefício”, explica o co-fundador do projeto.
No The Fleeting Room trabalham a tempo inteiro três profissionais. A equipa deverá crescer este ano estando já previstas quatro novas contratações. Para os mentores do projeto, a meta é crescer promovendo uma oferta cada vez mais abrangente dos produtos portugueses “com uma experiência de consumo única no processo de compra”, seja em Portugal ou em mercados internacionais.
BI Empresarial
Promotores:
Edgar Ferreira, 34 anos
Guilherme Pinto de Oliveira, 30 anos
Bruno Araújo, 33 anos
Área de atividade:
A The Feeting Room atua na área do retalho de moda online e offline e está especializada na área do calçado, tendo como foco marcas portuguesas.
Data de criação:
Julho de 2014.
Investimento inicial:
Cerca de 25 mil euros.
Empregos criados:
O projeto permitiu a criação de três postos de trabalho permanentes, prevendo a equipa contratar este ano quatro colaboradores adicionais, na sequência do crescimento da atividade e da mudança de instalações.
Perspetivas futuras:
Fazer a marca crescer no mercado nacional e internacional. “Após a abertura do espaço na baixa do Porto, temos como objetivo replicar o conceito a Lisboa e, em seguida, avançar para a internacionalização”, explicam.
Público-alvo:
“Jovens adultos e adultos com um sentido de moda apurado”.
Página online:
www.thefeetingroom.com