A realização de estágios profissionais e curriculares não é novidade para a Brandkey. Ao longo dos seus 27 anos de existência a agência de marketing, comunicação e ativação de marca Brandkey tem sido procurada por jovens licenciados em busca de estágios, alunos do ensino secundário que procuram um primeiro contacto com o universo do Marketing para testar as suas opções de carreira ou até clientes que querem ter contacto com o contexto da agência. Mónica Chaves, CEO da Brandkey, decidiu alargar o âmbito dessa experiência e colocá-la ao serviço do mercado. Numa associação com a Nova School of Business and Economics (Nova SBE) nasceu a Brandkey Academy, uma academia de formação que visa apoiar - a através de um programa de formação gratuito - startups e empreendedores, na definição das suas estratégias de marketing e comunicação, e jovens licenciados no acesso à profissão, através de estágios com formação integrada.
Para os estudantes universitários o programa contempla 250 horas de formação. Para profissionais ou empreendedores, dois a três dias. A Brandkey Academy, que será lançada no início de 2017, contempla segundo Mónica Chaves, “dois pilares de atuação: o Brandkey Programa de Estágios para apoiar jovens talentos a fazer carreira no Marketing/Comunicação e o Brandkey Startup Challenge para apoiar startups e empreendedores na definição das suas estratégias de marketing e comunicação”. O programa de estágios Brandkey teve já uma edição piloto em outubro deste ano, envolvendo 15 estagiários e o seu propósito é “dar resposta a necessidades específicas de profissionais já a trabalhar na área do marketing e comunicação, mas também a necessidades curriculares ou outras de estudantes universitários e do secundário”. A diretora da agência relembra que a revolução a que se tem assistido nos últimos dez a 15 anos no mercado do marketing e da comunicação, tem levado os profissionais a procurar reforçar as suas competências nesta área. Um contexto que impulsionou a criação do programa.
Qualificar líderes de startups
O projeto da Brandkey e da Nova SBE pretende também apoiar empreendedores e os seus projetos empresariais. Para isso criou o Brandkey Startup Challenge, um concurso através do qual “selecionará um conjunto de novas empresas e empreendedores, para serem apoiadas na correta estruturação e desenho de estratégia de comunicação e posicionamento dos seus projetos”, explica a diretora. A competição selecionará três startups vencedoras que receberão, cada uma, um pack de serviços no valor de €20 mil.
“Pretendemos apoiar os melhores projetos apresentados a concurso. Para isso convidámos um painel de jurados com enorme experiência nacional e internacional em empresas e sectores de referência a fim de, com a Brandkey, apoiar e orientar os empreendedores no desenvolvimento dos seus planos de marketing e comunicação”, realça Mónica Chaves. Do painel de júri do concurso fazem parte António Câmara, fundador e CEO da YDreams, António Casanova, CEO da Unilever Portugal e Espanha, João Nuno Pinto, diretor de Marketing da SUMOL+COMPAL Portugal e Espanha, Luiza Galindo, diretora de Marketing e Comunicação da MEO, Miguel Muñoz Duarte, diretor executivo da Nova SBE Venture Lab, entre outros.