Arranca já na próxima semana, a 15 de Novembro, a 10ª edição do programa de aceleração empresarial Beta-start, promovido pela Beta-i, que contempla uma importante valência de formação em áreas essenciais a quem procura triunfar enquanto líder empresarial. Liderança, negociação, vendas e técnicas de comunicação são algumas das áreas que os participantes no programa poderão trabalhar na edição que se avizinha.
Desenvolvido de raiz pela Beta-i, o Beta-start tem uma duração de quatro semanas e decorre em regime de full-time, estando as inscrições a decorrer ainda até amanhã. A 10ª edição do programa que até 13 de Dezembro levará os participantes a desenvolver o seu modelo de negocio e definir uma estratégia de entrada no mercado para a sua empresa, terá o seu arranque enquadrada no Festival IN Inovação e Criatividade. A partir dai o momento é de formação para todos os potenciais empreendedores.
Design thinking, lean startup, customer development, etnografia e prototyping, são algumas das ferramentas que o programa partilhará com os participantes, treinando-os para que as apliquem posteriormente com sucesso nos projetos empresariais que se propõem criar. Em paralelo, realça a organização, “o Beta-start inclui uma componente de formação humana, na qual cada participante desenvolve competências como liderança, visão e valores, negociação, vendas e discurso público”.
Os participantes do programa de aceleração empresarial com forte componente formativa podem, alem de capitalizar conhecimento, ganhar prémios oferecidos pelos vários parceiros do Beta-start. Em jogo estão €2.500 no strings attached da FLAD, €5.000 em investimento, serviços Sage, Easypay, Microsoft, SurveyMonkey, Informa D&B e outros. Para além disso, esclarece a associação, têm a oportunidade de apresentar o seu projeto a investidores e receber feedback imediato.
A primeira edição do programa Beta-start realizou-se em Março de 2011 e, desde aí, reuniu mais de 430 candidaturas, 130 participantes e mais de 90 projetos, dos quais 35 se transformaram em startups ainda ativas. A rede inclui mais de 150 mentores, formadores e investidores. Na lista dos mentores estão empreendedores portugueses, como Gonçalo Saudade Silva (fundador do Clube Fashion), Carlos Silva (fundador da Seedrs), Miguel Mascarenhas (FixeAds), Paulo Dimas (da Wiizi), entre outros. O projeto Beta-start conta com o apoio da Caixa Geral de Depósitos, IEFP, Fundação Luso-Americana, PT, EDP, EasyPay, WyGroup, Sage, e FixeAds. As inscrições para esta edição estão ainda a decorrer através da página oficial do evento.