Fernanda Pedro
OS CUSTOS directos de formação profissional do Millennium bcp representam entre 0,5% e 1% do total de custos com pessoal.
De acordo com a direcção de formação e desenvolvimento profissional do Millennium bcp, este valor está em linha com o praticado no sector de actividade, e reflecte o facto de grande parte da formação profissional ser assegurada por quadros internos do Millennium e pelas próprias chefias das equipas, permitindo alavancar o investimento em formação e aproveitar sinergias entre os diversos centros de competência organizacional.
Desta forma, a instituição bancária tem vindo a concentrar o seu esforço formativo dos últimos anos no desenvolvimento das capacidades organizacionais indispensáveis à eficácia das diferentes operações de negócios que conduz.
Os programas desenvolvidos repartem-se entre a formação transversal a toda a organização, com o objectivo de promover a coesão cultural e o desenvolvimento de competências genéricas, e «a formação específica das áreas de negócio, onde são de destacar as iniciativas visando o incremento de competências comportamentais críticas para a relação com os clientes», refere fonte da direcção de formação e desenvolvimento profissional do Millennium bcp.
Na realidade, a direcção de formação reconhece que a formação contribui para a diferenciação na economia global. «O seu papel é fundamental no desenvolvimento de competências essenciais para a actual diferenciação competitiva em contextos globalizados», salienta aquela fonte.
Esse papel é reforçado quando organizações que operam a nível internacional, como é o caso do Millennium, necessitam de garantir competências básicas de comunicação transnacional, bem como competências comportamentais essenciais a uma adequada gestão intercultural. Por outro lado, a direcção de formação assegura que «é crucial no desenvolvimento de um contexto favorável à inovação, desenvolvendo competências ligadas à criatividade, ao trabalho em equipa e à gestão de projectos».