Notícias

Autoeuropa dá exemplo

21.01.2005


  PARTILHAR




Maribela Freitas

A VOLKSWAGEN Autoeuropa é uma das empresas que tem vindo a apostar na formação dos seus quadros. Entre 2001 e 2003, realizou 1414 acções de formação que abrangeram cerca de 15 mil formandos.

 

De acordo com Sandra Neves, chefe do departamento de desenvolvimento de recursos humanos da Volkswagen Autoeuropa, «estas acções envolveram colaboradores de todas as áreas e departamentos da empresa e, de forma transversal, todos os níveis hierárquicos e organizacionais da mesma».

A formação ministrada nesta empresa tem sido estruturada de forma a dar resposta às suas necessidades e do ciclo de vida dos seus produtos. «Numa primeira fase de vida da Volkswagen Autoeuropa, a qualificação profissional específica — técnica e tecnologia, qualidade, métodos — assumiu um papel preponderante», explica Sandra Neves.

Acrescenta que, mais tarde, «demos particular relevância à formação comportamental dos nossos colaboradores e à sua adaptabilidade aos sistemas e procedimentos Volkswagen. Finalmente, numa terceira fase, privilegiamos a formação em métodos de engenharia industrial, optimização de processos e fluxos de trabalho e melhoria contínua».

Com a preparação do lançamento de um novo produto, a Autoeuropa reiniciou este ciclo formativo, recentrando a sua aposta nas vertentes técnica e tecnológica. Desde 1997, esta empresa desenvolve, em parceria com o IEFP, cursos técnicos de aprendizagem para jovens e constituiu em 2004, em parceria com outras entidades, a ATEC – Academia de Formação.

 





DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS


Arquiteto

Anónimo

Colaborador

Anónimo

Comercial / Diretor(a) Comercial

ERA BELÉM RESTELO & ERA ALCÂNTARA/AJUDA