Notícias

Siemens investiga em Aveiro

28.01.2005


  PARTILHAR




Fernanda Pedro


A SIEMENS está a apostar na criação de núcleos de investigação e desenvolvimento na área das telecomunicações. A multinacional germânica, em conjunto com o Centro de Estudos de Telecomunicações da PT e a Universidade de Aveiro (UA), irá instalar um laboratório de I&D no Campus Universitário daquela instituição de ensino superior.

De acordo com João Picoito, CEO da Siemens Communications Portugal, o novo núcleo terá por prioridade a investigação avançada em fibra óptica e das plataformas de gestão na área das telecomunicações.

Segundo este responsável, a cooperação entre a Siemens Communications Portugal e a Universidade de Aveiro contempla também o intercâmbio de investigadores e a criação de consórcios para programas europeus. Esta iniciativa irá promover também a interligação entre as duas instituições através das bolsas de investigação disponibilizadas pela Siemens Portugal.

«Tanto a universidade como a Siemens detêm particulares responsabilidades no sector de investigação e desenvolvimento em Portugal, desempenhando um papel preponderante na dinamização e cooperação entre o mundo universitário e empresarial», adianta João Picoito. Este responsável acrescenta ainda que «esta é uma iniciativa que abrirá portas a novos projectos bilaterais e em cujo sucesso todos acreditamos».

Para José Neves, responsável pelo pólo de Aveiro do Instituto de Telecomunicações — uma entidade centrada no desenvolvimento do sector constituída pela PT, a UA, o Instituto Superior Técnico, a Universidade de Coimbra e a Siemens —, este laboratório da multinacional alemã vem gerar expectativas muito positivas, no sentido de se criarem oportunidades de investigação na área.

Segundo este responsável, a Siemens irá participar no desenvolvimento de aplicações em telecomunicações para o pólo de Aveiro. «Isto significa que poderemos cooperar em projectos internacionais de investigação e desenvolvimento na área das telecomunicações, focados na melhor tecnologia de ponta», remata João Neves.

 

 

 





DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS