Fevereiro fez mexer o sector da banca, seguros e área financeira no que à criação de emprego diz respeito. Não é de estranhar que o sector figure entre que mais contratam, tanto mais que é presença regular entre os lugares cimeiros do ranking de recrutamento do Expresso Emprego. Mas não é comum ver o sector a liderar as contratações de um mês. Em fevereiro aconteceu. A procura de profissionais qualificados para exercer funções associadas ao sector da banca, seguros e área financeira superou as intenções de contratação apuradas para a engenharia ou tecnologias de informação, à luz das oportunidades de emprego divulgadas durante o mês no Expresso Emprego, versão impressa e plataforma online.?
Das 2055 oportunidades de emprego divulgadas durante o último mês no Expresso, 280 procuravam perfis para o sector financeiro, bancário ou dos seguros. Entre as funções que registaram maior procura por parte das empresas estão os analistas financeiros, contabilistas, controllers, consultores, fiscalistas ou diretores financeiros. Mas esta não é a única alteração no ranking mensal de recrutadores do Expresso Emprego. O segundo lugar da tabela também fica marcado por uma recuperação da dinâmica de recrutamento do sector do comércio, franchising e vendas que somou 263 ofertas no total de oportunidades divulgadas pelo Expresso.
?O sector das Tecnologias de Informação figurou em fevereiro a terceira posição do ranking, empurrando para a quarta posição a engenharia, que nos últimos meses se manteve à frente das TI nas contratações, muito por força de áreas como a engenharia mecânica ou industrial. A análise mensal realizada às ofertas divulgadas no último mês espelha ainda outra mudanças na hierarquia do ranking. Destaca-se a recuperação face à tendência registada em meses anteriores das áreas do marketing e publicidade (109 ofertas registadas) e da indústria, produção e manufatura (89). De igual modo, os sectores do retalho (147 oportunidades) e das telecomunicações (78) registaram também um tímido aumento no número de ofertas divulgadas. Igual tendência segue o sector imobiliário que, de resto, ocupa a primeira posição da tabela dos dez maiores recrutadores do mês, posicionando duas empresas no ranking.
Quem recruta mais*
O sector imobiliário dominou em fevereiro duas das três posições de liderança do ranking dos maiores recrutadores do Expresso Emprego, ao posicionar a ERA e a OptimHome no primeiro e terceiro lugares, respetivamente. Da tabela fazem ainda parte empresas da área tecnológica, farmacêutica e financeira, espelhando uma tendência de recuperação do mercado.
1º ERA
2º NOS Empresas
3º OptimHome Imobiliário
4º Salsa
5º Diageo
6º Bosch Termotecnológica
7º Grupo Entreposto
8º Hovione
9º Leica – Aparelhos Ópticos
10º Banco de Portugal