Acumen Public Affairs (Bélgica), European Youth Forum (Bélgica), Uniplaces (Portugal), EUK Consulting (Bélgica), British Chamber of Commerce in Belgium (Bélgica) e On Purpose Berlin (Alemanha) são as melhores empresas para estagiar na Europa, de acordo com a rede internacional InternsGoPro, que se dedica a analisar e avaliar a qualidade dos estágios oferecidos pelas empresas europeias.
Uma primeira análise linear ao ranking poderia levar à conclusão de que os bons estágios estão na Bélgica, mas a verdade é que também os há noutros países. Na verdade, só três empresas se classificaram como champions (campeãs) na avaliação da InternsGoPro e uma delas é portuguesa. A par com a ONG belga European Youth Forum e a sua congénere especializada em comunicação estratégica, a Acumen Public Affairs, a plataforma de arrendamento universitário Uniplaces, liderada por Miguel Santo Amaro, foram as únicas organizações do ranking a destacarem-se na categoria de champions, a distinção máxima atribuída pelo painel de avaliadores da rede, constituído por estagiários e profissionais europeus.
Nesta avaliação, vários fatores contam. Segundo a InternsGoPro, cada empresa é avaliada com base num conjunto de seis critérios, medidos em função de indicadores de qualidade e graus de compromisso. O fator remuneração é um dos aspetos-chave analisados. “O propósito da InternsGoPro é acabar com a ideia de que o estágio é sinónimo de trabalho barato, mal remunerado e sem consistência, ao mesmo tempo que eleva os padrões de qualidade necessários para permitir aos jovens não só o desenvolvimento das suas capacidades como um acesso mais facilitado ao mercado de trabalho no futuro”, explica a organização que é apoiada nesta missão por 20 organizações não governamentais e dois comissários europeus.
O que significa ser uma champion?
Obter um dos três selos de Melhor Empresa para Estagiar — Advanced (Avançado), Excellent (Excelente) e Champion (Campeão) — significa aceder a um reconhecimento público da relevância da política de recursos humanos da empresa no que diz respeito ao desenvolvimento das competências de um jovem em início de carreira e da sua formação futura. No caso específico da Uniplaces, a empresa foi reconhecida pelos ex-estagiários e profissionais pela sua cultura “desafiadora e muito emocionante”, pelo dedicação da equipa “que se empenha bastante” ou pela sua vocação internacional.
Para Miguel Santo Amaro, a distinção como empresa campeã demonstra que a Uniplaces está no caminho certo para o patamar que quer atingir e aposta nos trunfos certos: “O sucesso futuro das nossas pessoas. É com os nossos talentos que iremos continuar a crescer”, realça o cofundador da plataforma.