Notícias

Aprender a criar empresas

14.10.2005


  PARTILHAR




Cátia Mateus

FACE a uma conjuntura pouco favorável para quem procura um emprego, são muitos os que ponderam a hipótese de criação da sua empresa e, consequentemente, de auto-emprego. Para entrar no mundo empresarial com o menor grau de risco, há quem recorra a uma formação adequada nos domínios do empreendedorismo e criação de empresas.

Foi a pensar nesses casos que surgiu um curso chamado Escola de Empreendedores, promovido pela Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE) — que, este ano, pela primeira vez, face ao volume de candidaturas registadas, vai realizar três edições. Sofia Rodrigues, coordenadora daquele curso, explica que «cada grupo integra apenas 15 formandos e este ano totalizámos (e ainda continuamos a receber) várias dezenas de candidaturas em todas delegações da ANJE».

A responsável adianta que «as perspectivas de emprego não são favoráveis e muita gente procura esta formação para testar as suas ideias, perfil empreendedor, capacidade de gestão e conceitos de negócio, tendo como objectivo a concretização dos projectos empresariais».

O conceito desta formação combina conteúdos programáticos com práticas lúdico-culturais e foi pensado para preparar e motivar para a actividade empresarial jovens entre os 18 e os 26 anos. As sessões decorrem em regime de internato, durante uma semana, no Centro Residencial de Formação Empresarial da ANJE, em Arcos de Valdevez.

Da ideia ao plano de negócios

A cada grupo de formandos são fornecidas não só as ferramentas necessárias à elaboração do plano de negócios mas também conhecimentos em diferentes áreas da actividade empresarial (recursos humanos, «marketing», internacionalização, actividade financeira).

Entre diversos conteúdos programáticos, o curso contempla prioritariamente disciplinas como: «Do negócio ao plano de negócios»; «O perfil individual do empreendedor»; «Criatividade e resolução de problemas em equipa», além das actividades «outdoor».

A 9ª edição do curso Escola de Empreendedores decorre de 17 e 23 de Outubro, tendo registado várias dezenas de candidaturas. As inscrições para as edições seguintes, a realizar ainda este ano, estão abertas e podem ser efectuadas nas várias delegações que a ANJE tem espalhadas pelo país.





DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS