Notícias

ANJE edita Guia do Empreendedor

O manual já está on-line para apoiar os jovens empreendedores
08.02.2007


  PARTILHAR



Cátia Mateus
Orientação é a palavra que se impõe perante o mais recente lançamento da Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE). A organização que faz da sua actividade central o fomento à iniciativa empresarial entre os jovens portugueses acaba de editar «on-line» e de forma gratuita o ‘Guia do Empreendedorismo 2007'. Trata-se de um manual de orientação para os jovens empreendedores que compila numa só publicação tudo o que é necessário saber para criar uma empresa em Portugal. Segundo Carlos Freitas, director de Formação e Ensino da ANJE, este lançamento é o primeiro de outros que deverão ocorrer ainda este ano, nas comemorações dos 10 anos da Academia de Empreendedores da ANJE, sempre tendo como meta a informação e orientação de quem quer fazer do mundo empresarial a sua vida.

Das etapas de criação de uma empresa aos incentivos ao investimento, passando pelas entidades investidoras, instituições de ensino, concursos de ideias, parques de ciência e tecnologia, incubadoras de empresas e redes de Business Inovation Centers, é possível encontrar sistematizada neste Guia um vasto leque de informação que não se restringe apenas ao universo ANJE.

Esta publicação de cerca de 130 páginas — disponível para «download» gratuito em www.anje.pt/academia/media/guia_do_empreendedorismo.pdf “tem como objectivo central sistematizar toda a oferta do país em matéria de fomento ao empreendedorismo, independentemente de quem são as entidades promotoras”, explica Carlos Freitas. Segundo o director de formação da ANJE, “o Guia foi organizado para identificar e caracterizar de forma clara e simples toda a informação importante para quem quer criar uma empresa, evitando que o potencial empreendedor perca tempo e gaste energias a fazer ele mesmo esse levantamento no mercado”.

O ‘Guia do Empreendedorismo 2007' teve por base, nesta primeira edição, o estudo ‘Identificação das Estruturas e dos Apoios ao Empreendedorismo em Portugal', realizado pelo Observatório do Empreendedor, uma unidade da ANJE que desenvolve trabalhos de investigação sobre a temática do empreendedorismo em Portugal. Foi a partir desse estudo que a associação conseguiu chegar a esta base de dados que agora fornece ao público.

Paralelamente a este Guia, os jovens empreendedores que busquem orientação e inspiração para criar pequenas empresas, poderão ainda contar com outra publicação com a marca ANJE que deverá ser apresentada ainda este ano. Segundo Carlos Freitas, “está já em marcha a compilação de um Guia Temático que tem por base os vários Guias Práticos Sectoriais para a criação de empresas que a ANJE tem vindo a editar nos últimos meses”. Uma abordagem sectorial, informativa, onde os potenciais empreendedores podem encontrar tudo o que necessitam de saber em termos práticos e legais para criar um negócio em determinada área de actividade, como a restauração, a educação, o turismo, entre outros.





DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS


ACCOUNT MANAGER INDUSTRIAL E LOGÍSTICA - PORTO

Adecco Recrutamento Especializado

CANDIDATURAS AO CARGO DE REITOR

UAlg – Universidade do Algarve

DIRETOR DE OBRA

Companhia das Obras