Notícias

AIESEC avança para Angola

Universitários vão poder realizar os seus estágios em Angola
02.11.2007


  PARTILHAR



Cátia Mateus
A AIESEC, organização internacional gerida exclusivamente por universitários tendo como objectivo possibilitar aos jovens estudantes oportunidades de liderança e estágios internacionais, prepara-se para avançar para Angola. A delegação portuguesa da AIESEC foi a escolhida para liderar esta iniciativa.

Está já formada e em total operacionalidade a equipa nacional que vai gerir esta expansão para Angola que só em 2006 assegurou quatro mil estágios internacionais e proporcionou cinco mil oportunidades de liderança a estudantes espalhados pelo mundo. Segundo Ana Beatriz Lopes, presidente da AIESEC em Portugal, a equipa de expansão encontra-se neste momento a realizar um estudo de viabilidade que permita alcançar garantias, a nível internacional, para este passo.

Entre as várias etapas deste processo preparatório de expansão está a identificação do interesse de empresas portuguesas com negócios em Angola, ou empresas angolanas, em colaborar com a AIESEC naquele país. Segundo Ana Beatriz Lopes, “Angola tem um grande potencial económico, mas ainda existem fortes necessidades de recursos altamente qualificados”. A líder da AIESEC Portugal diz acreditar que “existe uma conjuntura propícia a esta expansão e a AIESEC poderá ter um papel fulcral no desenvolvimento das competências nos jovens angolanos, permitindo-lhes mais oportunidades pessoais e profissionais, bem como um impacto positivo na sociedade em Angola”.

O objectivo deste investimento em terras angolanas é, exactamente, integrar os jovens estudantes do ensino superior — portugueses e de outros países — na economia angolana onde passarão a poder desenvolver o seu estágio internacional, como já faziam noutros países onde a AIESEC tem delegações. Mas a intervenção de Portugal para alcançar este objectivo não se fica por aqui. Ao longo do ano estão previstas várias actividades, a nível local e nacional, tendo Angola no horizonte.

Um dos comités locais da associação em Portugal, a AIESEC Coimbra NEFE vai organizar já no dia 7 de Novembro, na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, um «workshop» subordinado ao tema ‘Investir em Angola'. De acordo com a associação, a meta é dar a conhecer a experiência de empresas portuguesas que já realizaram investimentos em Angola e perceber os desafios encontrados e as soluções que adoptaram para se posicionarem competitivamente.

O encontro tem presença assegurada de Luís Farófia, director do BES Angola; Francisco Costa Pinto, director financeiro da PT Inovação; e Renato Moreira, um dos jovens empreendedores da organização que lidera esta expansão da AIESEC para Angola.





DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS


Arquiteto

Anónimo

Colaborador

Anónimo

Comercial / Diretor(a) Comercial

ERA BELÉM RESTELO & ERA ALCÂNTARA/AJUDA