A inspiração da eficácia
Numa altura em que as expressões crise, austeridade, desemprego e adversidade marcam todas as conversas e cenários em Portugal, a agência Nylon, de Joah Santos, leva o melhor do marketing nacional para território americano. A empresa foi criada há pouco mais de um ano pelo empreendedor português e a sua estratégia de crescimento passa por captar os melhores talentos para gerar as melhores soluções ao cliente.
27.12.2012 | Por Cátia Mateus

PARTILHAR
Global. Assim se classifica, em termos de abordagem e aspirações, a agência de marketing integrado Nylon. Global em tudo, a começar no seu mentor. João Santos foi muito cedo para os Estados Unidos e como João era um nome difícil de pronunciar não pensou duas vezes até adoptar em definitivo o nome pelo qual todos o tratavam – Joah. Estudou finanças e negócios internacionais na América e também por lá especializou-se em marketing. Mas no momento de criar o seu próprio negócio, escolheu Portugal para se lançar ao mundo. A Nylon nasceu em setembro de 2011 e três meses mais tarde viu 40% do seu capital ser adquirido pelo Grupo YoungNetwork, no âmbito do projeto Marconi Business Incubator (MBI), a incubadora de empresas focada em detetar e impulsionar novos projetos na área da comunicação e do marketing. Para Joah Santos foi o reconhecimento do valor do seu conceito e uma oportunidade de conquistar novos territórios.
“As barreiras que separam as empresas e os competidores têm vindo a aumentar ao longo dos tempos. No passado, quem tinha uma fábrica era líder de mercado, depois passou a ser a empresa que detinha a patente e, nos dias de hoje, a tecnologia evolui tão depressa que no dia em que conseguimos a patente, ela já é obsoleta ou já foi copiada”, explica o empreendedor concluindo que este cenário faz com que “o principal factor diferenciador de um produto é a marca e o marketing que está por detrás dele”. Foi à luz deste conceito que estruturou a Nylon. A agência está focada trabalha o marketing e a publicidade de forma integrada e focada em atingir resultados. Por isso, esclarece Joah Santos, “a equipa começa sempre por identificar o problema que o cliente apresenta, focando-se depois em encontrar a solução”.
Orgulhoso da sua equipa que considera o motor da empresa, o empreendedor explica que o início do seu percurso principal foi sempre do lado do cliente e só mais tarde se mudou para o mundo das agencias. Ao conhecer ambas as vertentes, acabou identificar uma lacuna: “existia muito pouco trabalho de consultoria de negócio na área do marketing”. E foi aqui que Joah Santos centrou a atividade da empresa.
Criada em setembro de 2011, a Nylon tem tido um percurso de célere expansão. O empresário, que detém 60% do capital da empresa, não revela o montante do investimento inicial preferindo falar num investimento intelectual, mas reconhece que “qualquer que seja o valor apostado já foi largamente atingido” até porque, como explica, “para isso reuni uma equipa competente que pensa em sintonia comigo”. Em Portugal, a empresa integra já uma equipa de oito profissionais e por vezes recorre a um reforço da equipa para dar resposta a projetos pontuais, como eventos. No escritório de Filadélfia (EUA) tem mais cinco pessoas e em Londres, a operação é assegurada por um colaborador. Colaboradores escolhidos a dedo e com recurso a um dos principais ativos de uma agência desta natureza: a criatividade. Para escolher cada um destes talentos Joah Santos concebeu um processo de seleção exigente que começa com testes e desafios de criatividade no Facebook. A partir daí seguem-se outros crivos de seleção.
Diversificar a atividade não é uma prioridade no momento. “Estamos concentrados em fazer aquilo que sabemos e na área em que somos experts. Não nos parece conveniente uma diversificação se não vamos ser os melhores nesse campo”, explica o empreendedor que diz estar centrado na busca de novos clientes, projetos e desafios para a empresa e com isso, novos colaboradores também. Em marcha está já um programa de deteção e recrutamento de talentos para a agencia. A adversidade não intimida o empresário que diz que esta sobretudo uma oportunidade para quem a souber aproveitar. “A prova está no facto de que enquanto muitas empresas estavam a despedir, a Nylon estava a crescer e isso fez recair a atenção das marcas sobre nós”, explica. Mas Joah Santos teve na criação desta empresa um trunfo especial na manga: “já tinha os clientes antes de criar a empresa”. Um detalhe que pode fazer toda a diferença no sucesso de um projeto na fase de arranque. E dá exemplos. General Eletric, IMB, General Motors, Disney, Burger King, Microsoft ou CNN foram todas lançadas em conturbados períodos económicos.
Promotor:
Joah Santos, 37 anos.
Formação:
Joah Santos viveu desde muito cedo nos Estados Unidos e estudou na New Ypork University - Leonard N. Stern School of Business, onde se especializou em Finance & International Business. Possui ainda um Master em Marketing, pela Universidade da Pensilvância.
Área de atividade:
A Nylon é uma agência de marketing e publicidade integrada.
Data de início:
A empresa foi oficialmente fundada em setembro de 2011, mas o seu conceito é já mais antigo.
Investimento inicial:
“O investimento foi sobretudo pessoal, sobretudo ao nível dos anos de experiência que adquiri ao trabalhar nos Estados Unidos, para algumas das melhores agências de marketing”, explica o empreendedor adiantando que “o valor investido já foi largamente atingido”.
Empregos criados:
A Nylon integra uma equipa permanente de pito pessoas, mas sempre que necessário (para projetos pontuais, como eventos), recorre a reforços.
Website:
www.imnylon.com
OUTRAS NOTÍCIAS
Um novo modelo de organização das agências e a expansão de novas áreas de negócio, como a comercialização de imóveis da banca, estão na base do novo programa de recrutamento que a rede imobiliária ERA...
O Cegea está agregado à Faculdade de Economia e Gestão da Católica do Porto e utiliza a capacidade de investigação e os conhecimentos da equipa de docentes para prestar serviços de consultoria na área...
Na vida atual cada vez mais profissionais são chamados a falar nos meios de comunicação social ou a expor as suas ideias para pequenas e grandes plateias. Muitos executivos e demais profissionais têm ...
DEIXE O SEU COMENTÁRIO
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
13.05.2022
A taxa de desemprego em Portugal recuou no primeiro trimestre, para 5,9%, e o emprego aumentou, ultrapassando 4,9 milhões de pessoas
A taxa de desemprego em Portugal recuou no primeiro trimestre, para 5,9%, e o emprego aumentou, ultrapassando 4,9 milhões de pessoas
22.04.2022
Mais de 36 mil trabalhadores qualificados mudaram de emprego nos primeiros três meses de ano. Análise da rede social LinkedIn traça o perfil dos profissionais mais disputados pelas empresas
Mais de 36 mil trabalhadores qualificados mudaram de emprego nos primeiros três meses de ano. Análise da rede social LinkedIn traça o perfil dos profissionais mais disputados pelas empresas
08.04.2022
Altis, Fátima Hotels e Pestana são dos primeiros grupos a contratar pessoas fugidas da guerra
Altis, Fátima Hotels e Pestana são dos primeiros grupos a contratar pessoas fugidas da guerra
08.04.2022
Despesas: Empresas definiram valores fixos mensais para comparticipar custos do teletrabalho. Mas lei é soberana: se o valor definido não cobrir as despesas, trabalhadores podem exigir reembolso, como consta no Código do Trabalho
Despesas: Empresas definiram valores fixos mensais para comparticipar custos do teletrabalho. Mas lei é soberana: se o valor definido não cobrir as despesas, trabalhadores podem exigir reembolso, como consta no Código do Trabalho
22.11.2021
Tecnológica irá formar profissionais na área das tecnologias da informação ao abrigo deste programa de âmbito nacional que junta o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), a Associa&ccedi...
Tecnológica irá formar profissionais na área das tecnologias da informação ao abrigo deste programa de âmbito nacional que junta o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), a Associa&ccedi...
ÚLTIMOS EMPREGOS
HAYS
19.05.2022 | Grande Lisboa
| Referência: 2044260
A empresa onde vai trabalhar
Integre uma empresa pioneira na área da Eficiência Energética e Smart Cities, pertencente a um grupo de referência, assumindo a função de Account Manager, baseado em Lisboa.
A sua nova função
Este profissional ass...

PARTILHAR
HAYS
19.05.2022 | Porto
| Referência: 2046377
A empresa onde vai trabalhar
Integre uma empresa inovadora, dinâmica e com um papel central na ativação de marcas reconhecidas do mercado internacional
A sua nova função
Como Account Manager reportará à team leader do departamento. Terá como p...

PARTILHAR
Kelly Services Portugal
19.05.2022 | Lisboa
| Referência: 2048592
A Kelly Services está a recrutar Account Manager, para empresa de referência no setor do Desporto, localizada na zona de Lisboa.Responsabilidades:Apoiar na definição do plano estratégico anual e do orçamento para os clientes sob sua responsabilidade, nom...

PARTILHAR
ÚLTIMAS FORMAÇÕES
APCER
02.05.2022|Porto
| Referência: 18683
Data da formação: 31 maio 2022
Faça a sua inscrição aqui.

PARTILHAR
APCER
02.05.2022|Online
| Referência: 18682
Data da formação: 30 maio 2022
Faça a sua inscrição aqui.

PARTILHAR
APCER
02.05.2022|Online
| Referência: 18681
Data da formação: 30 maio 2022
Faça a sua inscrição aqui.

PARTILHAR