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A inspiração da eficácia

A inspiração da eficácia

Numa altura em que as expressões crise, austeridade, desemprego e adversidade marcam todas as conversas e cenários em Portugal, a agência Nylon, de Joah Santos, leva o melhor do marketing nacional para território americano. A empresa foi criada há pouco mais de um ano pelo empreendedor português e a sua estratégia de crescimento passa por captar os melhores talentos para gerar as melhores soluções ao cliente.
27.12.2012 | Por Cátia Mateus


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Global. Assim se classifica, em termos de abordagem e aspirações, a agência de marketing integrado Nylon. Global em tudo, a começar no seu mentor. João Santos foi muito cedo para os Estados Unidos e como João era um nome difícil de pronunciar não pensou duas vezes até adoptar em definitivo o nome pelo qual todos o tratavam – Joah. Estudou finanças e negócios internacionais na América e também por lá especializou-se em marketing. Mas no momento de criar o seu próprio negócio, escolheu Portugal para se lançar ao mundo. A Nylon nasceu em setembro de 2011 e três meses mais tarde viu 40% do seu capital ser adquirido pelo Grupo YoungNetwork, no âmbito do projeto Marconi Business Incubator (MBI), a incubadora de empresas focada em detetar e impulsionar novos projetos na área da comunicação e do marketing. Para Joah Santos foi o reconhecimento do valor do seu conceito e uma oportunidade de conquistar novos territórios. “As barreiras que separam as empresas e os competidores têm vindo a aumentar ao longo dos tempos. No passado, quem tinha uma fábrica era líder de mercado, depois passou a ser a empresa que detinha a patente e, nos dias de hoje, a tecnologia evolui tão depressa que no dia em que conseguimos a patente, ela já é obsoleta ou já foi copiada”, explica o empreendedor concluindo que este cenário faz com que “o principal factor diferenciador de um produto é a marca e o marketing que está por detrás dele”. Foi à luz deste conceito que estruturou a Nylon. A agência está focada trabalha o marketing e a publicidade de forma integrada e focada em atingir resultados. Por isso, esclarece Joah Santos, “a equipa começa sempre por identificar o problema que o cliente apresenta, focando-se depois em encontrar a solução”. Orgulhoso da sua equipa que considera o motor da empresa, o empreendedor explica que o início do seu percurso principal foi sempre do lado do cliente e só mais tarde se mudou para o mundo das agencias. Ao conhecer ambas as vertentes, acabou identificar uma lacuna: “existia muito pouco trabalho de consultoria de negócio na área do marketing”. E foi aqui que Joah Santos centrou a atividade da empresa. Criada em setembro de 2011, a Nylon tem tido um percurso de célere expansão. O empresário, que detém 60% do capital da empresa, não revela o montante do investimento inicial preferindo falar num investimento intelectual, mas reconhece que “qualquer que seja o valor apostado já foi largamente atingido” até porque, como explica, “para isso reuni uma equipa competente que pensa em sintonia comigo”. Em Portugal, a empresa integra já uma equipa de oito profissionais e por vezes recorre a um reforço da equipa para dar resposta a projetos pontuais, como eventos. No escritório de Filadélfia (EUA) tem mais cinco pessoas e em Londres, a operação é assegurada por um colaborador. Colaboradores escolhidos a dedo e com recurso a um dos principais ativos de uma agência desta natureza: a criatividade. Para escolher cada um destes talentos Joah Santos concebeu um processo de seleção exigente que começa com testes e desafios de criatividade no Facebook. A partir daí seguem-se outros crivos de seleção. Diversificar a atividade não é uma prioridade no momento. “Estamos concentrados em fazer aquilo que sabemos e na área em que somos experts. Não nos parece conveniente uma diversificação se não vamos ser os melhores nesse campo”, explica o empreendedor que diz estar centrado na busca de novos clientes, projetos e desafios para a empresa e com isso, novos colaboradores também. Em marcha está já um programa de deteção e recrutamento de talentos para a agencia. A adversidade não intimida o empresário que diz que esta sobretudo uma oportunidade para quem a souber aproveitar. “A prova está no facto de que enquanto muitas empresas estavam a despedir, a Nylon estava a crescer e isso fez recair a atenção das marcas sobre nós”, explica. Mas Joah Santos teve na criação desta empresa um trunfo especial na manga: “já tinha os clientes antes de criar a empresa”. Um detalhe que pode fazer toda a diferença no sucesso de um projeto na fase de arranque. E dá exemplos. General Eletric, IMB, General Motors, Disney, Burger King, Microsoft ou CNN foram todas lançadas em conturbados períodos económicos. Promotor: Joah Santos, 37 anos. Formação: Joah Santos viveu desde muito cedo nos Estados Unidos e estudou na New Ypork University - Leonard N. Stern School of Business, onde se especializou em Finance & International Business. Possui ainda um Master em Marketing, pela Universidade da Pensilvância. Área de atividade: A Nylon é uma agência de marketing e publicidade integrada. Data de início: A empresa foi oficialmente fundada em setembro de 2011, mas o seu conceito é já mais antigo. Investimento inicial: “O investimento foi sobretudo pessoal, sobretudo ao nível dos anos de experiência que adquiri ao trabalhar nos Estados Unidos, para algumas das melhores agências de marketing”, explica o empreendedor adiantando que “o valor investido já foi largamente atingido”. Empregos criados: A Nylon integra uma equipa permanente de pito pessoas, mas sempre que necessário (para projetos pontuais, como eventos), recorre a reforços. Website: www.imnylon.com


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