A inspiração da eficácia
Numa altura em que as expressões crise, austeridade, desemprego e adversidade marcam todas as conversas e cenários em Portugal, a agência Nylon, de Joah Santos, leva o melhor do marketing nacional para território americano. A empresa foi criada há pouco mais de um ano pelo empreendedor português e a sua estratégia de crescimento passa por captar os melhores talentos para gerar as melhores soluções ao cliente.
27.12.2012 | Por Cátia Mateus

PARTILHAR
Global. Assim se classifica, em termos de abordagem e aspirações, a agência de marketing integrado Nylon. Global em tudo, a começar no seu mentor. João Santos foi muito cedo para os Estados Unidos e como João era um nome difícil de pronunciar não pensou duas vezes até adoptar em definitivo o nome pelo qual todos o tratavam – Joah. Estudou finanças e negócios internacionais na América e também por lá especializou-se em marketing. Mas no momento de criar o seu próprio negócio, escolheu Portugal para se lançar ao mundo. A Nylon nasceu em setembro de 2011 e três meses mais tarde viu 40% do seu capital ser adquirido pelo Grupo YoungNetwork, no âmbito do projeto Marconi Business Incubator (MBI), a incubadora de empresas focada em detetar e impulsionar novos projetos na área da comunicação e do marketing. Para Joah Santos foi o reconhecimento do valor do seu conceito e uma oportunidade de conquistar novos territórios.
“As barreiras que separam as empresas e os competidores têm vindo a aumentar ao longo dos tempos. No passado, quem tinha uma fábrica era líder de mercado, depois passou a ser a empresa que detinha a patente e, nos dias de hoje, a tecnologia evolui tão depressa que no dia em que conseguimos a patente, ela já é obsoleta ou já foi copiada”, explica o empreendedor concluindo que este cenário faz com que “o principal factor diferenciador de um produto é a marca e o marketing que está por detrás dele”. Foi à luz deste conceito que estruturou a Nylon. A agência está focada trabalha o marketing e a publicidade de forma integrada e focada em atingir resultados. Por isso, esclarece Joah Santos, “a equipa começa sempre por identificar o problema que o cliente apresenta, focando-se depois em encontrar a solução”.
Orgulhoso da sua equipa que considera o motor da empresa, o empreendedor explica que o início do seu percurso principal foi sempre do lado do cliente e só mais tarde se mudou para o mundo das agencias. Ao conhecer ambas as vertentes, acabou identificar uma lacuna: “existia muito pouco trabalho de consultoria de negócio na área do marketing”. E foi aqui que Joah Santos centrou a atividade da empresa.
Criada em setembro de 2011, a Nylon tem tido um percurso de célere expansão. O empresário, que detém 60% do capital da empresa, não revela o montante do investimento inicial preferindo falar num investimento intelectual, mas reconhece que “qualquer que seja o valor apostado já foi largamente atingido” até porque, como explica, “para isso reuni uma equipa competente que pensa em sintonia comigo”. Em Portugal, a empresa integra já uma equipa de oito profissionais e por vezes recorre a um reforço da equipa para dar resposta a projetos pontuais, como eventos. No escritório de Filadélfia (EUA) tem mais cinco pessoas e em Londres, a operação é assegurada por um colaborador. Colaboradores escolhidos a dedo e com recurso a um dos principais ativos de uma agência desta natureza: a criatividade. Para escolher cada um destes talentos Joah Santos concebeu um processo de seleção exigente que começa com testes e desafios de criatividade no Facebook. A partir daí seguem-se outros crivos de seleção.
Diversificar a atividade não é uma prioridade no momento. “Estamos concentrados em fazer aquilo que sabemos e na área em que somos experts. Não nos parece conveniente uma diversificação se não vamos ser os melhores nesse campo”, explica o empreendedor que diz estar centrado na busca de novos clientes, projetos e desafios para a empresa e com isso, novos colaboradores também. Em marcha está já um programa de deteção e recrutamento de talentos para a agencia. A adversidade não intimida o empresário que diz que esta sobretudo uma oportunidade para quem a souber aproveitar. “A prova está no facto de que enquanto muitas empresas estavam a despedir, a Nylon estava a crescer e isso fez recair a atenção das marcas sobre nós”, explica. Mas Joah Santos teve na criação desta empresa um trunfo especial na manga: “já tinha os clientes antes de criar a empresa”. Um detalhe que pode fazer toda a diferença no sucesso de um projeto na fase de arranque. E dá exemplos. General Eletric, IMB, General Motors, Disney, Burger King, Microsoft ou CNN foram todas lançadas em conturbados períodos económicos.
Promotor:
Joah Santos, 37 anos.
Formação:
Joah Santos viveu desde muito cedo nos Estados Unidos e estudou na New Ypork University - Leonard N. Stern School of Business, onde se especializou em Finance & International Business. Possui ainda um Master em Marketing, pela Universidade da Pensilvância.
Área de atividade:
A Nylon é uma agência de marketing e publicidade integrada.
Data de início:
A empresa foi oficialmente fundada em setembro de 2011, mas o seu conceito é já mais antigo.
Investimento inicial:
“O investimento foi sobretudo pessoal, sobretudo ao nível dos anos de experiência que adquiri ao trabalhar nos Estados Unidos, para algumas das melhores agências de marketing”, explica o empreendedor adiantando que “o valor investido já foi largamente atingido”.
Empregos criados:
A Nylon integra uma equipa permanente de pito pessoas, mas sempre que necessário (para projetos pontuais, como eventos), recorre a reforços.
Website:
www.imnylon.com
OUTRAS NOTÍCIAS
Um novo modelo de organização das agências e a expansão de novas áreas de negócio, como a comercialização de imóveis da banca, estão na base do novo programa de recrutamento que a rede imobiliária ERA...
O Cegea está agregado à Faculdade de Economia e Gestão da Católica do Porto e utiliza a capacidade de investigação e os conhecimentos da equipa de docentes para prestar serviços de consultoria na área...
Na vida atual cada vez mais profissionais são chamados a falar nos meios de comunicação social ou a expor as suas ideias para pequenas e grandes plateias. Muitos executivos e demais profissionais têm ...
DEIXE O SEU COMENTÁRIO
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
ÚLTIMOS EMPREGOS
HAYS
25.09.2025 | Matosinhos
| Referência: 2310231
????? Desenvolvedor(a) .NET (Híbrido – Sra. da Hora)Estamos à procura de um(a) Desenvolvedor(a) .NET com entre 3 a 5 anos de experiência, para integrar uma equipa dinâmica e orientada para resultados. Se tens paixão por tecnologia, gostas de trabalhar e...

PARTILHAR
HAYS
25.09.2025 | Porto
| Referência: 2310009
A empresa onde vai trabalharEmpresa
tecnológica portuguesa especializada em soluções digitais para o setor
industrial, com forte foco em inovação e integração de sistemas. Ambiente
colaborativo e orientado para a excelência técnica.A sua nova funçãoO
no...

PARTILHAR
Mac Hotels
25.09.2025 | Benalmádena
| Referência: 2261209
Descripción¡SÚMATE AL EQUIPO DE MAC PUERTO MARINA!¿Estás buscando una oportunidad para trabajar en la costa del sol, en un entorno profesional, cálido y con proyección?En Hotel Mac Puerto Marina, situado en el corazón de Benalmádena, te invitamos a forma...

PARTILHAR
ÚLTIMAS FORMAÇÕES
APCER
24.09.2025|online
| Referência: 19331
Data da formação: 30 outubro 2025
Faça a sua inscrição aqui.

PARTILHAR
APCER
24.09.2025|online
| Referência: 19330
Data da formação: 27 outubro 2025
Faça a sua inscrição aqui.

PARTILHAR
APCER
24.09.2025|online
| Referência: 19329
Data da formação: 24 outubro 2025
Faça a sua inscrição aqui.

PARTILHAR