Notícias

"A capacidade de análise e crítica é determinante"

Sandra Reis, é a diretora de Recursos Humanos da Mars Portugal. Está na empresa há 15 anos e diz que a sua integração neste projeto foi uma relação de "amor à primeira vista". Um sentimento que alimenta diariamente e que a levou a fazer carreira na mesma empresa onde entrou como estagiária.
19.05.2011 | Por Cátia Mateus


  PARTILHAR



Ingressou na Mars ainda não tinha concluído o curso de Gestão e estava longe de imaginar que um dia teria os destinos da gestão dos 91 colaboradores da empresa nas mãos. Sandra Reis está há 15 anos na Mars, onde já passou por várias funções. Entrou na empresa na sequência de um exigente processo de recrutamento que teve inicio com uma apresentação na universidade onde estudava. Diz que a sua relação com a Mars é “uma paixão à primeira vista que se tem consolidado ao longo dos anos” e explica qual o segredo para pertencer ao cada vez mais restrito grupo de profissionais que desenvolveram toda a sua carreira na mesma empresa.

Do primeiro contacto que teve com a Mars, ainda na universidade, relembra como ficou deslumbrada com a aproximação da empresa às pessoas. “A informalidade dos representantes da empresa deslumbrou-me. O dinamismo e a emoção com que falam da Mars fez com que me identificasse com o projeto. Reconheci-me na cultura da empresa, familiar, alicerçada em fortes valores e princípios, pelo facto de privilegiarem e fomentarem o desenvolvimento pessoal e profissional, possibilitarem uma carreira multifuncional e também pelo facto de ser uma grande empresa multinacional, com algumas das maiores marcas mundiais que me poderia abrir portas a uma carreira internacional”, explica.

Começou em Vendas e na Mars integrou também as equipas de Accounts Receivables, Planning, Supply Chain Outbound/Inbound e Marketing, até que em 2007 passou a integrar a direção de Recursos Humanos da empresa. Quinze anos de carreira na mesa organização que lhe foi possibilitando inúmeras experiências de evolução quer em território nacional, quer no estrangeiro. Sandra Reis, diz inclusivé, que a sua maior dificuldade profissional foi “gerir duas equipas de projeto, de dois países diferentes, em simultâneo”. E se outrora se dividiu entre Lisboa, Espanha e França, hoje são os destinos da equipa de colaboradores nacional que movem.

Assume como grande desafio “ trabalhar com e através dos outros, como membro ou líder de uma equipa, partilhar experiências com diferentes pessoas, estabelecer laços de confiança, estimular o espírito de que “a união faz a força”, canalizar as energias do grupo para a criatividade/acção e superar os objectivos comuns, sempre na procura do mais e melhor” e é com este espírito que lidera diariamente a equipa de 91 profissionais que integram a Mars em Portugal. Um desafio diário que diz ser “extremamente compensador pois permite contribuir para o desenvolvimento do capital de talento, o futuro da nossa organização”.

Com um universo de colaboradores maioritariamente feminino, com formação superior e onde a média de idades ronda os 32 anos, a Mars concluiu em Abril um processo de recrutamento que integrou na empresa cinco novos profissionais. A diretora de recursos humanos adianta que até ao final do ano não são de prever novas contratações, mas refere que a empresa contrata sobretudo nas áreas do marketing e vendas. Dá preferência ao recrutamento interno, mas quando o público externo é o alvo, as universidades continuam a ter um papel determinante no fornecimento de candidatos. Universidade Católica, ISCTE, Universidade Nova e Faculdade de Economia do Porto são as favoritas entre o leque de instituições nacionais.

“Na Mars destacamos a responsabilidade, a independência, a capacidade de gerir o negócio como seu, a criatividade, a proatividade, a acessibilidade e orientação para resultados como algumas das características para ser bem sucedido na empresa”, revela. Potencialidades a que acresce a capacidade de envolvimento e motivação bem como de análise e critica, como determinantes em qualquer candidato decidido a fazer carreira na Mars.

Sandra Reis
39 anos
Diretora de Recursos Humanos da Mars

Formação:
Licenciada em Gestão pela Universidade Católica do Porto

Família:
Solteira, sem filhos

Grande desafio:
Adaptar a estratégia da Mars ao contexto da crise atual.

Hóbis:
Viajar é um dos seus escapes, sobretudo para destinos de praia que é, de resto, uma das suas paragens favoritas logo que começa a fazer calor. Mas Sandra Reis é uma mulher de ação que não diz não a desafios. Pratica ténis uma a duas vezes por semana (o seu anti-stress semanal) e descobriu recentemente a sua paixão pela prática da vela que diz ser “um excelente treino de comunicação e trabalho em equipa, uma vez que cada um tem uma tarefa específica, num determinado momento, para conseguir manter o rumo do barco face às mudanças do vento e da maré e levar o barco a bom porto”. É ainda praticante de trekking e alpinismo.

Lema de vida:
Stick to your believes!

Gurus:
Nelson Mandela e Steve Jobs, pela persistência, integridade e pela capacidade de lutarem contra o establisment.

Princípio de Gestão:
Integridade, honestidade, construção de relações de confiança e não ficar aquém das expectativas que depositam em si e nos compromissos que assume.



OUTRAS NOTÍCIAS
Teletrabalho ganha dinâmica em contexto de adversidade

Teletrabalho ganha dinâmica em contexto de adversidade


Há muito que a Europa acordou para o potencial do teletrabalho, mas em Portugal esta forma de trabalhar tem ainda uma tímida expressão. São ainda poucas as organizaç...

Inovação nacional junta universidades e empresas

Inovação nacional junta universidades e empresas


Chama-se Marketplace e segundo a Inovamais é uma plataforma virtual única no mercado nacional. Neste espaço, investigadores, universidades e empresas permutam de forma atrativa e ...

Empregabilidade elevada no turismo

Empregabilidade elevada no turismo


O setor do turismo afirmou-se nos últimos anos como uma das principais atividades exportadoras nacionais e um dos motores da economia nacional. Esta evolução foi sustentada por um...



DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS