Notícias

A ‘arte’ de bem escolher um ‘franchising’

20.06.2003


  PARTILHAR





Cátia Mateus

O SUCESSO conquista-se por etapas e o "franchising" não foge à regra. Anote as "dicas" de Eduardo Miranda, presidente do Instituto de Informação em Franchising para um negócio com "selo de garantia":

- Comece a avaliação da oportunidade pelo conceito e só depois procure informação sobre o investimento, as taxas, o serviço que o "franchisador" presta, o apoio efectivo que irá receber, a concorrência directa e indirecta. Da viabilidade do conceito dependem muitos factores e é difícil passar "receitas" comuns.

- Na altura de optar tenha em mente que um negócio demasiado especializado é um risco, principalmente num mercado pequeno como o português. Se focar o seu negócio para atingir uma realidade bastante específica dos clientes corre o risco de restringir tanto o perfil do potencial cliente que se torna difícil encontrá-lo

- Tenha em mente que o sucesso do "franchising" também se mede pela sua capacidade de criar redes de lojas espalhadas pelo território. Assim, procure aferir a viabilidade que o negócio tem de se expandir para fora dos grandes centros urbanos. O impacto do negócio varia consoante a sua localização.





DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS