Fernanda Pedro
A NHK tem como projectos futuros a criação
de uma escola de multimédia e de uma rede de "franchising"
FOI EM 1995 que nasceu a NHK, Formação e Novas Tecnologias,
Lda. Uma escola especializada em cursos de informática que funcionava
apenas com duas salas de aulas e quatro cursos.
Sete anos depois, a empresa conta com três centros de formação
a funcionar na área da Grande Lisboa, ministra 60 cursos (dentro
em breve serão 70) e em 2002 cerca de 11 mil pessoas tiraram um
curso na NHK.
Com uma marca já estabelecida no mercado português, a empresa
avança neste momento para uma rede de Centros de Formação
em regime de "franchising".
"Pensamos daqui a cerca de um mês já estar a avançar
definitivamente com este projecto. Para já, temos três interessados,
um para a zona de Coimbra, outro no Porto e também para o Algarve.
Queremos contribuir desta forma para o crescimento da oferta de um ensino
especializado a nível nacional", revela Karem Bolbol,
fundador e presidente da NHK.
Outro objectivo da NHK, é criar dentro de pouco tempo uma escola
de multimédia. Este responsável verificou que muitos dos
seus alunos recorrem ao estrangeiro para fazer um curso nesta área
e daí que pensou abrir uma escola de multimédia também
em Portugal. "Será com um carácter de longa duração
com cursos para três anos, pelo menos. Será portanto, uma
escola superior de Multimédia", adianta o presidente.
Além desta iniciativa, a NHK vai ainda fazer uma parceria com a
Academia Global para funcionar através de ensino à distância.
Apesar de Karem Bolbol admitir que os portugueses não aderem muito
ao "e-learning", "vamos também enveredar por
esta área dentro em breve".
Sucesso tem sido a palavra dominante desta empresa e como consequência
disso foi-lhe atribuído o prémio de melhor centro de formação
pela revista PCGuia 2002 e o prémio Golden Web Awards 2002-2003,
promovido pela Associação Internacional de Webmasters e
Designers (IAWMD), como reconhecimento pelo trabalho desenvolvido e a
sua criatividade.
Mas a chave para este percurso, é segundo Karem Bolbol, "a
aposta na qualidade". Essa foi sempre a grande preocupação
deste responsável e por essa razão reconhece que teve de
mudar várias vezes alguns projectos de raiz, tudo porque tinham
de marcar a diferença através da qualidade."Crescemos
devagar, mas com a certeza de que o que estávamos a fazer era bem
feito e o que o mercado exigia", explica.
E para comprovar que a NHK não pretende ser mais um centro de formação,
Karem Bolbol explica que a sua empresa, pelo menos três vezes por
ano, entra em contacto com os seus ex-alunos para saber o impacto que
a formação ministrada na escola teve na vida profissional
de cada um.
"Existe uma preocupação com o destino dos nossos alunos.
Tentamos saber até que ponto os nossos cursos os ajudam na sua
profissão", salienta o presidente da NHK.
Orientação empresarial
E se não têm emprego e procuram o centro de formação
para adquirir competências ou especializarem-se na área das
novas tecnologias, a NHK tem por hábito orientar os alunos para
uma vertente empresarial.
Ou seja, "tentamos encaminhá-los para o início de
um negócio, dando-lhes uma abordagem pela via do empreendedorismo.
Por isso, além das aulas dentro da informática temos também
cursos de contabilidade e gestão, de forma a apoiá-los na
criação de uma empresa", explica Karem Bolbol,
adiantando ainda que é por esse motivo, que "a empresa
vai apostar em dez novos cursos mais virados para a área da gestão
e 'marketing'".
O mercado tem respondido à qualidade da formação
prestada. Uma prova disso são as empresas que procuram o centro
para recrutar os alunos que mais se distinguem em determinadas áreas.
"A NHK além de ter sido pioneira nos cursos de 'hardware',
tem três empresas onde os seus alunos vão fazer estágios",
refere o empresário. Os cursos mais procurados na NHK, são
os de "webdesigner", de "hardware" e de Autocad.
Neste momento, o centro de formação tem a funcionar vários
pacotes de cursos, com a vantagem de ser o próprio aluno a escolhê-los
e onde poderá consultá-los também através
do sítio www.nhk.pt. Karem Bolbol pretende mesmo fazer do seu centro
de formação uma referência a nível nacional
e, para isso, basta "marcar a diferença".