Notícias

5 passos para passar de trainee a profissional

5 passos para passar de trainee a profissional

Com a estratégia certa e a orientação adequada um estágio pode ser muito mais do que um estágio e tornar-se uma rampa de lançamento para o desenvolvimento profissional. Os especialistas de carreiras da Forbes, David Sturt e Todd Nordstrom, dedicaram-se ao estudo detalhado das políticas de desenvolvimento de talento em várias multinacionais e, em conjunto com os diretores de recursos humanos, identificaram as cinco atitudes que podem acelerar a passagem do estado de trainee ao de “verdadeiro pro” e garantir a integração na empresa.

15.07.2016 | Por CátiaMateus


  PARTILHAR



São várias as teorias sobre o que diferencia um bom trainee de um que não faz a diferença e que não causa impacto na organização e entre os seus pares. Os gurus de carreiras da conceituada Forbes, David Sturt e Todd Nordstrom, foram diretamente a quem os seleciona para perceber que atitudes permitem carimbar o passaporte de entrada na empresa após o estágio e, mais do que isso, de que forma podem os jovens profissionais acelerar o seu processo de progressão na carreira. Sim, é de si que depende a velocidade que ganha a sua carreira.

A dupla Sturt e Nordstrom, passou semanas a falar com especialistas, a ler as mais recentes pesquisas e estudos sobre talento e a moderar debates e sessões de treino com candidatos, em vários países e empresas de dimensões distintas. O resultado da sua investigação levou-os a concluir que na verdade há um conjunto de atitudes “muito básicas que qualquer profissional, mesmo os mais inexperientes, pode seguir para alavancar a sua carreira”, explicam. Segundo os especialistas, “o tempo e estas cinco práticas demonstraram ser capazes de acelerar a progressão profissional de quem as pratica”.

Como chegar rapidamente a “Pro”
A “sede” de conhecimento é um dos aspetos considerados pelos recrutadores como decisivos para o sucesso profissional e para a progressão na carreira. Perguntar é demonstrar essa “sede” de conhecimento. “Os anos que passamos na escola ensinaram-nos que não há perguntas estúpidas. A regra mantêm-se no universo profissional”, explicam para demonstrar que a melhor forma de demonstrar interesse e capitaliza conhecimento é questionar.

Encontrar um mentor, é o segundo conselho dos especialistas. “Recomendamos que qualquer recém-contratado encontre um mentor na organização, sobretudo se for um recém-licenciado com maiores necessidades de orientação na carreira”, realça David Sturt. Para o especialista, este mentor pode ser um profissional sénior ou o colega do lado. O que devem ter em mente, garante, “é que as pessoas negativas vão travar o seu crescimento, enquanto as positivas e inspiradoras vão alavancar a sua evolução”.

A forma como trabalha é, naturalmente, relevante. Ser o primeiro a chegar não é sinónimo de dedicação. “A estratégia certa não é trabalhar muito é trabalhar melhor e de forma eficaz”, explica Todd Nordstrom. Estar “no centro da ação” também é determinante. Envolva-se em projetos decisivos para a empresa e acompanhe a sua evolução, envolvendo-se na resolução dos problemas que possam surgir. A curiosidade é um aliado da especialização.

Por fim, mas nem por isso menos relevante na sua estratégia de carreira, “comunique de forma clara”. No trabalho, como na vida, a maioria dos mal entendidos podem ser evitados com uma melhoria na comunicação. Neste campo inclui-se também a capacidade de agradecer e reconhecer, a superiores ou pares, quando encontra um trabalho bem feito. Os especialistas relembram que “seja qual for a indústria para a qual trabalha, a posição em que se encontra, o grau de experiência, a dimensão da empresa, está nas mãos de cada profissional o destino que dá à sua carreira e o investimento que nela faz”.



OUTRAS NOTÍCIAS
UMinho vai formar líderes globais

UMinho vai formar líderes globais


A UMINHO EXEC, a escola de formação executiva da Universidade do Minho, vai lançar em outubro o PAINT – Programa Avançado de Internacionalização dos Neg...

Estes são os melhores empregadores do mundo

Estes são os melhores empregadores do mundo


Apple, Salesforce, Facebook, Google, Amazon, Microsoft, Uber, Unilever, Coca-cola e Johnson & Johnson compõem o Top 10 do reputado ranking dos empregadores mais atrativos - LinkedIn Top Att...

WeDo Technologies contrata mais 63 em Braga

WeDo Technologies contrata mais 63 em Braga


A tecnológica do grupo Sonae, WeDo Technologies, inaugurou esta semana a sua nova Software Factory, em Braga. A nova estrutura representa um investimento de meio milhão de euros e vai vi...



DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS


Área Jurídica

Assembleia da República

Business Development Assistant

ARC International Design Consultants