A UMINHO EXEC, a escola de formação executiva da Universidade do Minho, vai lançar em outubro o PAINT – Programa Avançado de Internacionalização dos Negócios. O curso foi pensado para empresários e decisores que se encontrem a desenvolver projetos estratégicos de internacionalização empresarial, mas está aberto a candidaturas de outros profissionais.
Melhorar a capacidade de diagnóstico e avaliação dos mercados internacionais e dos riscos e custos associados à internacionalização, bem como dos fatores de competitividade empresarial e dos drivers da criação de valor nestes processos, são alguns dos objetivos do novo curso de formação executive da UMINHO EXEC. O PAINT tem uma carga horária total de 104 horas e data de início prevista para 14 de outubro. Na mira da UMINHO EXEC estão “empresários, decisores e quadros de empresas exportadoras que estejam a desenvolver o seu processo de internacionalização ou que tencionem iniciá-lo a breve prazo”, mas também “profissionais que pretendam aprofundar os seus conhecimentos sobre os negócios e os mercados internacionais”, faz saber a escola.
O curso é realizado em parceria com a consultora EY e tem a coordenação científica a cargo do professor de Economia da Universidade do Minho e especialista em Economia Global Francisco Carballo-Cruz, e do empresário e docente Pedro A. Vieira, especialista em negócios internacionais. Segundo a UMINHO EXEC, a frequência do curso permitirá aos alunos “aprender a delinear estratégias de internacionalização, adequadas à realidade da empresa e dos mercados de destino, e avaliar o potencial da operação”. Em paralelo, os profissionais que o frequentem deverão ficar a conhecer, ou melhora o seu conhecimento, sobre os instrumentos de apoio à implementação e gestão de projetos em mercados internacionais.
Entre o corpo docente do PAINT destacam-se nomes como Anabela Gonçalves, doutorada em Ciências Jurídico-Privatísticas e perita externa da Comissão Europeia na área da cooperação judiciária em matéria civil; João Sérgio Ribeiro, membro do Conselho Revisor da Revista Direito Tributário Atual do Instituto Brasileiro de Direito Tributário; Paulo Cardoso, diretor comercial da Cork Supply Portugal e gerente da Cork Supply España e da Cork Supply France; Rui Vieira, Partner responsável pelo Departamento Técnico da EY Portugal, entre outros.