Notícias

“O nosso objetivo atual é recrutar mais 40 pessoas”

“O nosso objetivo atual é recrutar mais 40 pessoas”

Angel Cruz, diretor de Recursos Humanos da Altran, dá a conhecer as prioridades da empresa em matéria de recrutamento e o seu posicionamento no que toca à gestão de talentos.
03.11.2011 | Por Cátia Mateus


  PARTILHAR



Tabalhou na Alemanha e no Chile e só com estas duas posições concretizou um sonho de carreira: trabalhar à escala global. Dai retirou uma importante lição de aprendizagem, que aconselha a qualquer pessoa. As experiências por onde passou fora do seu país e da sua zona de conforto, deram-lhe a consciência da importância de qualquer profissional aprender a valorizar a diversidade e a capacidade de adaptação a outras culturas. Hoje Angel Cruz dirige os Recursos Humanos da Altran e daqui a 10 anos reconhece que “estaria feliz se estivesse a fazer coaching e ajudar as empresas a conseguirem os seus melhores resultados através dos seus colaboradores e a alcançar o equilibrio certo entre clientes, acionistas, colaboradores e sociedade”. Aquela que é afinal a missão de qualquer diretor de recursos humanos.

Angel Cruz partilha a convicção de Victor Frankl quando dizia que “pode tirar-se tudo a um homem, excepto uma coisa, a última das liberdades humanas: escolher a própria atitude em qualquer circunstância. Escolher o próprio caminho”. Uma convicção que procura transmitir à equipa que o rodeia na Altran. Uma equipa maioritariamente constituída por profissionais com idades em torno dos 32 anos, com licenciatura ou mestrado nas áreas da engenharia informática, técnicas e informática de gestão.

No seu percurso profissional enfrentou vários desafios. Os que envolveram fusões de empresas, onde teve de integrar diferentes culturas e pessoas numa só foram os mais adversos. Mas Angel Cruz reconhece que a maior dificuldade com que teve de lidar no seu percurso profissional foi gerir a pressão dos acionistas para alcançarem resultados a curto-prazo e a convicção de que é importante nos recursos humanos trabalhar para resultados a longo prazo, colocando o enfoque na contratação de bons profissionais mas também no seu acolhimento e desenvolvimento de carreira. E é nessa fase que se encontra .

A equipa da Altran integra já 400 colaboradores e o diretor de recursos humanos está a desafiar a adversidade contratando mais. Angel Cruz tem luz verde para fazer crescer a sua equipa em 10%, contratando ainda este ano 40 novos quadros para a empresa. “Neste momento temos já vários processos de recrutamento em curso para as nossas diversas áreas de negócio (sector financeiro, telecomunicações, media, energia e utilities, saúde e adminsitração pública). Processos que se desenvolverão em função das necessidades dos nossos clientes e das oportunidades de negócio”, explica Angel Cruz.

O enfoque deste recrutamento é, em geral, nas engenharias informática, eletrotécnica e de redes, mas nesta empresa há vaga para outros perfis. “O importante é que os candidatos tenham um espírito empreendedor e proativo, orientação para o cliente e para trabalho em equipa”, explica o Diretor de RH adiantando que “na Altran valorizamos a iniciativa e a proatividade, a capacidade de ouvir, a criação de um bom ambiente entre colegas e a vontade de estar permanentemente atualizado”.

Angel Cruz garante que “esta é uma empresa que dá liberdade aos seus colaboradores para propor novas ideias e poder explorar o seu talento de forma a desenvolver a sua função”. E por isso a Altran valoriza os candidatos que busquem a formação continua e procurem estar permanentemente atualizados e também aqueles que sejam persistentes na busca dos seus objetivos.

Na empresa que ajuda a gerir impera o principio da liderança participativa. Ou seja, qualquer líder tem de saber primeiro ouvir a sua equipa para tomar qualquer decisão. Um valor a que Angel Cruz dá particular importância num momento em que o seu grande desafio é ajudar a empresa a crescer através das pessoas, extraindo o melhor dos colaboradores e dando-lhes de volta o melhor da organização para a qual trabalham.

Angel Cruz
48 anos
Diretor de Recursos Humanos da Altran

Formação:
É licenciado em Economia e Mestre em Recursos Humanos, Organizações e Coaching.
Percurso:
Deu os primeiros passos no mundo do trabalho aos 22 anos, no departamento financeiro de uma empresa, na área do controlo de gestão. Desde então que soma experiência, quase sempre na área dos recursos humanos e gestão de pessoas. Foi consultor na IBM Alemanha, responsável de Organização e Sistemas de Informação na Siemens, em Espanha, e teve a seu cargo o desenvolvimento de colaboradores da Danone Internacional. No currículo integra ainda o cargo de Diretor de Recursos Humanos da Thales América do Sul, da Altran Espanha e agora da Altran Portugal.
Hóbis:
Pratica regularmente desporto (golfe, ténis, padel e bicicleta) e não dispensa as suas viagens. Gosta também de contar histórias aos outros, para os obrigar a refletir.
Prémios:
Foi distinguido em 2009 como um dos 10 melhores profissionais de Recursos Humanos do mercado espanhol.
Maior dificuldade na carreira:
“A pressão de tempo dos acionistas que querem sempre obter resultados a curto-prazo quando nos RH sabemos que, às vezes, também é importante trabalhar para resultados a longo-prazo e conseguir um equilíbrio entre os resultados a curto-prazo e médio-longo prazo. Por exemplo, é fundamental recrutar a curto-prazo bons profissionais e a médio-longo prazo garantir que eles têm o devido desenvolvimento na carreira e formação na empresa”, esclarece Angel Cruz.



OUTRAS NOTÍCIAS
Seguros apostam na qualificação

Seguros apostam na qualificação


Arranca já no dia 14 deste mês mais uma edição do Curso de Agentes, Corretores ou Mediadores de Resseguros, no Instituto Profitecla. A formação, que se realizará nas delegações do instituto, em Lisboa...

Angola recruta em Portugal

Angola recruta em Portugal


Portugal e Angola mantêm há muito uma relação de proximidade. Nos últimos anos, fruto do estrondoso crescimento económico do país muitas empresas portug...

OralMED

OralMED


A OralMED, especialista em saúde oral, quer reforçar a sua equipa e anunciou esta semana a intenção de recrutar para as suas clínicas em Portugal, 40 novos colaboradores no próximo ano. A empresa que ...



DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS