Apesar do cenário sombrio que afeta o sector imobiliário em Portugal, os profissionais de engenharia parecem poder considerar-se beneficiados pelo mercado de trabalho, quando comparados com profissionais de outras áreas. No último mês os engenheiros lideraram o ranking dos perfis mais solicitados em matéria de novas contratações. Uma dinâmica que pode estar sustentada pela crescente procura que os engenheiros portugueses têm vindo a registar por parte de empresas estrangeiras. Num total de 591 ofertas publicadas, 92 eram na área da Engenharia que é logo seguida pela Banca, Seguros e área Financeira, com 91 oportunidades de emprego divulgadas.
O sector do marketing e vendas tem vindo a perder sucessivamente terreno para as engenharias e para o sector financeiro em matéria de oportunidades de trabalho. O marketing que desde o início do ano sempre liderou o universo de ofertas publicadas no Expresso Emprego (versão impressa e site), tem vindo a registar uma progressiva diminuição das ofertas, ainda que se mantenha com uma boa dinâmica em matéria de novas contratações. Em outubro, os profissionais desta área puderam tentar a sua sorte nas 81 ofertas divulgadas para a área do marketing e 30 nas vendas, Números que ainda assim comprovam alguma dinâmica neste sector de atividade.
Mas nesta análise sectorial quem lidera é a Construção e a Indústria, fruto do investimento de empresas estrangeiras nos recursos humanos portugueses. A procura de engenheiros altamente qualificados em Portugal, sobretudo por empresas angolanas, alemãs, norueguesas e brasileiras é cada vez mais, gerando oportunidades que estes profissionais dificilmente encontrariam em Portugal, numa altura em que o sector imobiliário atravessa uma preocupante crise.
O Comércio, Franchising e Vendas ocupam o segundo lugar deste ranking de sectores que geram mais oportunidades, logo seguidos pela Saúde que se tem vindo a revelar também, nos últimos meses, um sector de oportunidades emergentes. Desta tabela fazem ainda parte a Banca, Seguros e sector Financeiro, as Tecnologias de Informação e as Telecomunicações.
No último mês, o Expresso Emprego divulgou 591 oportunidades de trabalho para território nacional e internacional. No mesmo período registou 57.965 candidaturas às ofertas disponibilizadas, contando com uma base de dados de 310.271 currículos online. Segue-o um público maoritariamente composto por profissionais detentores de grau de licenciatura ou em fase de frequência universitária, com idades entre 26 e os 40 anos. As mulheres lideram no perfil dos leitores do Expresso Emprego e nas que mais recorrem ao site para encontrar o tão ambicionado lugar no mercado de trabalho.
Quem recruta mais*
Em época de adversidade as empresas tendem a concentrar as suas atenções para os seus sectores mais vitais, como sejam a área da gestão, sector financeiro e vendas/ contacto com o cliente. O ranking deste mês dos maiores recrutadores espelha esta tendência. Nele figuram empresas ligadas ao ramo imobiliário, que está a reforçar as suas áreas comerciais e também técnicas, contratando engenheiros, mas também centros de atendimento ao cliente. A merecer destaque está também a contratação de juristas, outra das áreas que está a ganhar dinâmica nas contratações.
1º Teleperformance
2º WiPRO
3º Remax
4º Kero
5º Era
6º Mesa
7º Miranda Correia Amendoeira & associados
8º Zagope
9º Abbot
10º SIBS