Notícias

Construção e banca lideram nas ofertas de emprego

Construção e banca lideram nas ofertas de emprego

A banca e a construção foram os sectores que geraram maior número de ofertas no Expresso Emprego de outubro. As estatísticas estão em contraciclo com a performance do sector, mas justificam-se com a crescente procura de engenheiros e outros profissionais técnicos formados em Portugal, por parte de empresas estrangeiras.
03.11.2011 | Por Cátia Mateus


  PARTILHAR



Apesar do cenário sombrio que afeta o sector imobiliário em Portugal, os profissionais de engenharia parecem poder considerar-se beneficiados pelo mercado de trabalho, quando comparados com profissionais de outras áreas. No último mês os engenheiros lideraram o ranking dos perfis mais solicitados em matéria de novas contratações. Uma dinâmica que pode estar sustentada pela crescente procura que os engenheiros portugueses têm vindo a registar por parte de empresas estrangeiras. Num total de 591 ofertas publicadas, 92 eram na área da Engenharia que é logo seguida pela Banca, Seguros e área Financeira, com 91 oportunidades de emprego divulgadas.

O sector do marketing e vendas tem vindo a perder sucessivamente terreno para as engenharias e para o sector financeiro em matéria de oportunidades de trabalho. O marketing que desde o início do ano sempre liderou o universo de ofertas publicadas no Expresso Emprego (versão impressa e site), tem vindo a registar uma progressiva diminuição das ofertas, ainda que se mantenha com uma boa dinâmica em matéria de novas contratações. Em outubro, os profissionais desta área puderam tentar a sua sorte nas 81 ofertas divulgadas para a área do marketing e 30 nas vendas, Números que ainda assim comprovam alguma dinâmica neste sector de atividade.

Mas nesta análise sectorial quem lidera é a Construção e a Indústria, fruto do investimento de empresas estrangeiras nos recursos humanos portugueses. A procura de engenheiros altamente qualificados em Portugal, sobretudo por empresas angolanas, alemãs, norueguesas e brasileiras é cada vez mais, gerando oportunidades que estes profissionais dificilmente encontrariam em Portugal, numa altura em que o sector imobiliário atravessa uma preocupante crise.

O Comércio, Franchising e Vendas ocupam o segundo lugar deste ranking de sectores que geram mais oportunidades, logo seguidos pela Saúde que se tem vindo a revelar também, nos últimos meses, um sector de oportunidades emergentes. Desta tabela fazem ainda parte a Banca, Seguros e sector Financeiro, as Tecnologias de Informação e as Telecomunicações.

No último mês, o Expresso Emprego divulgou 591 oportunidades de trabalho para território nacional e internacional. No mesmo período registou 57.965 candidaturas às ofertas disponibilizadas, contando com uma base de dados de 310.271 currículos online. Segue-o um público maoritariamente composto por profissionais detentores de grau de licenciatura ou em fase de frequência universitária, com idades entre 26 e os 40 anos. As mulheres lideram no perfil dos leitores do Expresso Emprego e nas que mais recorrem ao site para encontrar o tão ambicionado lugar no mercado de trabalho.

Quem recruta mais*

Em época de adversidade as empresas tendem a concentrar as suas atenções para os seus sectores mais vitais, como sejam a área da gestão, sector financeiro e vendas/ contacto com o cliente. O ranking deste mês dos maiores recrutadores espelha esta tendência. Nele figuram empresas ligadas ao ramo imobiliário, que está a reforçar as suas áreas comerciais e também técnicas, contratando engenheiros, mas também centros de atendimento ao cliente. A merecer destaque está também a contratação de juristas, outra das áreas que está a ganhar dinâmica nas contratações.

1º Teleperformance
2º WiPRO
3º Remax
4º Kero
5º Era
6º Mesa
7º Miranda Correia Amendoeira & associados
8º Zagope
9º Abbot
10º SIBS



OUTRAS NOTÍCIAS
“Há 42 milhões de euros para aplicar em projetos com potencial”

“Há 42 milhões de euros para aplicar em projetos com potencial”


Como avalia o estado do Empreendedorismo a nível nacional? Precisamos de ver bem a importância que o empreendedorismo tem quando passamos da teoria para a prática. Quando o profe...

“O nosso objetivo atual é recrutar mais 40 pessoas”

“O nosso objetivo atual é recrutar mais 40 pessoas”


Tabalhou na Alemanha e no Chile e só com estas duas posições concretizou um sonho de carreira: trabalhar à escala global. Dai retirou uma importante lição de ...

Seguros apostam na qualificação

Seguros apostam na qualificação


Arranca já no dia 14 deste mês mais uma edição do Curso de Agentes, Corretores ou Mediadores de Resseguros, no Instituto Profitecla. A formação, que se realizará nas delegações do instituto, em Lisboa...



DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS


Área Jurídica

Assembleia da República

Business Development Assistant

ARC International Design Consultants