A Bel é um nome desconhecido do público em geral, mas pesquisando um pouco chega-se às nossas marcas, às fábricas, ao nosso negócio e à postura que temos no mercado. Quem chegar à entrevista sem saber um pouco mais mostra pouco interesse e alguma falta de critério a aceitar entrevistas”. É desta forma que Emília Marreiros, a diretora de Recursos Humanos da Bel Portugal, resume o principal crivo que aplica na empresa sempre que quer contratar um novo elemento para a sua equipa.
Com um universo de quase 600 colaboradores, a Bel Portugal integra uma equipa muito heterogénea que combina perfis com baixas qualificações académicas (nas fábricas) - que a empresa incentiva a continuar a estudar - e perfil mais qualificados em funções ligadas às áreas de questão, onde se incluem maioritariamente profissionais com formação em engenharia, gestão, mas também marketing e áreas financeiras. Segundo Emília Marreiros, a empresa integra anualmente cerca de dez novos colaboradores, mas “numa empresa da nossa dimensão podem sempre existir saídas ou necessidades adicionais”, esclarece. Este ano, dez profissionais já integraram a equipa.
Para carimbar o “passaporte” que dá acesso à empresa, a diretora de Recursos Humanos reconhece que é necessário ultrapassar um processo exigente de seleção onde a qualificação é valorizada, mas há outras caraterísticas que também pesam. “As competências técnicas são avaliadas pelos diretores das áreas respetivas. Eu estou focada nos comportamentos e nos valores”, explica Emília Marreiros adiantando que “a capacidade de trabalho em equipa e o espírito empreendedor são as características principais, às quais somo as competências de liderança positiva (importância do feedback e a vontade de desenvolver a equipa) ” são determinantes. Na essência, a diretora quer atrair para a sua equipa profissionais com espírito vencedor, competência técnica, capacidade de iniciativa e resiliência.
Emília Marreiros admite olhar para as escolas de referência no momento de contratar, mas reforça que apesar de serem, normalmente, um pronuncio de bom
recrutamento, a empresa não é restritiva nesta matéria. É o perfil do candidato e o seu posicionamento durante o processo de recrutamento que dita todas as decisões. Estar atento e ser ativo na procura de emprego e na abordagem às empresas, é para a diretora de RH a melhor estratégia para gerar oportunidades de carreira. Emília Marreiros relembra a necessidade de “ser flexível sem deixar de ser exigente e ser resiliente sem se deixar levar pelo pessimismo. As oportunidades existem e temos de batalhar por elas, independentemente da dureza das circunstâncias”.
Emília Marreiros
40 anos
Diretora de Recursos Humanos e Public Relations Manager da BEL Portugal
Formação
É licenciada em Gestão pelo ISCTE e pós-graduada em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Católica Portuguesa.
Percurso
Iniciou a carreira na área de Vendas da Materfoods onde permaneceu por dois anos até integrar a equipa na Central de Cervejas, SA. No currículo integra também a Nobre onde exerceu funções de product manager, antes de entrar, em 2003, para a equipa da Fromageries BEL Portugal.
Princípio de Gestão
“São as pessoas que fazem a diferença em cada momento nas organizações. A sua capacidade de tomar decisões, correr riscos e tomar a iniciativa. Acredito na colaboração e comunicação como principais competências a todos os níveis das empresas”, enfatiza.
Competências que valoriza:
Capacidade de trabalho em equipa, espírito empreendedor e competências de liderança positiva.