Setubalense de gema e sócia “ferrenha” do Vitória de Setúbal, Idália Coelho tem nas mãos a gestão dos 200 colaboradores portugueses e 60 espanhóis do universo Dyrup, numa altura particularmente adversa em termos económicos. O cenário não a assusta e diz que, em momentos de crise, é um trunfo importante para qualquer candidato investir no seu marketing pessoal.
Licenciada em Psicologia pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada, Idália Coelho iniciou a sua carreira profissional num centro de psicologia, mas rapidamente integrou a equipa da Associação das Empresas de Construção e Obras Públicas do Sul (AECOPS) como Técnica de Recrutamento & Seleção e Formação para as empresas associadas. Em 1990 abraça o desafio da Ford Electrónica Portuguesa, atual, Visteon Portuguesa Lda, localizada em Palmela. Foi lá que consolidou a sua carreira. Entrou na empresa para a área de Compensation, Organization & Personnel Planning, tendo a seu cargo o recrutamento e seleção das primeiras equipas de engenharia e de suporte ao negócio. Mais tarde assumiu a responsabilidade pela área de Formação & Desenvolvimento de Recursos Humanos e, posteriormente, o departamento de Relações Laborais & Serviços.
Não tem dúvidas de que “esta foi uma oportunidade única de acompanhar quase desde a colocação da primeira pedra, um projeto apaixonante, no qual fiz parte de uma grande equipa durante 13 anos”. Mas em 2003, decidiu mudar o rumo e integrou a equipa da Dyrup, onde é atualmente Diretora de Recursos Humanos para o mercado ibérico, provando que a mudança é sempre uma oportunidade de crescimento e de enriquecimento pessoal. Na mesma medida em que o são o privilégio e a fonte de aprendizagem que é gerir pessoas. Daqui a 10 anos, Idália Coelho diz que quer estar “num projeto desafiante e estimulante onde possa dar o meu contributo, com o entusiasmo e a paixão que sempre dedico a tudo o que faço”.
Na Dyrup Portugal trabalham atualmente 200 colaboradores, com uma média de idades de 42 anos e formação em áreas diversas, mas mais importante do que estas características, diz Idália Coelho, é a motivação: “somos uma equipa de pessoas motivadas e empenhadas”. A empresa que ajuda a gerir tem atualmente em aberto duas vagas para a Divião de Marketing e Idália Coelho acrescenta que “não está previsto qualquer outro processo, uma vez que normalmente a nossa taxa de recrutamento anual representa cerca de 2% da nossa base de colaboradores”.
No momento do recrutamento, as universidades desempenham um papel fundamental. A diretora de RH reconhece que a Dyrup privilegia algumas instituições de ensino no momento da seleção de talentos para os seus quadros. ISCTE, Instituto Superior Técnico, Universidade Católica, Universidade Nova de Lisboa, mas também a Escola Superior de Ciências Empresariais de Setúbal (ESCE), são algumas das instituições onde recruta.
Depois, qualquer processo de seleção passa sempre pelo briefing da área cliente interna, seguindo.se a elaboração do job profile, “procurando assegurar o alinhamento entre todos sobre qual o perfil pretendido”. Ultrapassada esta fase, a empresa dá início ao processo de search, sendo que a prioridade é sempre identificar potenciais candidatos internos. A partir daqui, o processo segue como em todas as outras empresas, sustentado po uma análise cuurricular e entrevistas de seleção.
No candidato ideal elege a vontade de aprender como a grande arma para vencer num mercado cada vez mais competitivo. Paralelamente, enfatiza “a importância de qualquer candidato saber evidenciar o seu fator diferenciador, a sua marca própria que o torna único”. Depois, “é fundamental ter uma atitude positiva, vontade de aprender, empenho e motivação, capacidade de trabalho em equipa e responsabilidade” se aspirar a fazer carreira numa empresa como a Dyrup.
Idália Coelho
48 anos
Diretora de Recursos Humanos da Dyrup Ibérica
Formação:
Licenciada em Psicologia pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada (ISPA).
Família:
Casada, mãe de dois filhos
Guru:
“Todos o que diariamente me inspiram para continuar a dar o meu melhor”.
Grande desafio:
Contribuir diariamente para ajudar a construir e consolidar a felicidade dos que trabalham comigo, dentro e fora da empresa.
Hóbis:
O tempo livre que tem é reduzido, mas aproveita todo o que tem para estar com a família.
Lema de vida:
Viver a vida com entusiasmo e prazer!
Princípio de gestão:
Bom-senso é fundamental na gestão quotidiana de qualquer empresa ou equipa.
Principais valores de um candidato:
Atitude positiva, vontade de aprender, empenho,motivação, capacidade de trabalho em equipa e responsabilidade.