Notícias

Audiovisuais apoiam recrutamento

Inovação é a palavra chave no mercado de trabalho, sobretudo quando a concorrência é muita. Para apoiar os que procuram emprego e assegurar que tenham sucesso nessa missão, surgiu em Portugal um serviço inovador que coloca os meios audiovisuais e as tecnologias de informação ao serviço da procura ativa de uma ocupação profissional: o CVfilm
06.05.2011 | Por Cátia Mateus


  PARTILHAR



Numa altura em que milhares de portugueses se debatem com a falta de oportunidades laborais, a importância de marcar a diferença junto de quem recruta e de se apresentar no mercado de forma profissional ganha outra dinâmica. É esse o propósito de uma nova empresa, a CVfilm, que surge no mercado com a missão de transformar o tradicional currículo numa versão audiovisual, mas também de orientar profissionalmente os candidatos a um emprego.

O projeto é de Leonor Gomes e Diogo Braz, mãe e filho. Leonor é já uma empreendedora com cartas dadas no mercado nacional. Foi mentora do projeto Easy Bus, uma empresa de transportes personalizados e especializados em crianças e está há muito envolvida na vida associativa e empreendedora apadrinhando vários projetos. Lança-se agora com o filho na criação de um negócio que diz ter uma forte meta social.

“Trata-se de um serviço inovador, no contexto da procura ativa de emprego que tem por base a utilização de meios audiovisuais e tecnologias de informação”, explica empreendedora. A marca CVfilm parte do conhecimento de um candidato a emprego, através de uma entrevista realizada pela equipa de consultores da marca, onde são focadas as aspirações, motivações e interesses pessoais e profissionais do candidato. A partir dai, é feito um aconselhamento personalizado ao candidato sobre qual a imagem que deve transmitir aos responsáveis pela seleção, nomeadamente no que respeita ao momento da entrevista, em que é preciso definir estratégias, aperfeiçoar comportamentos e estar preparado para dar respostas apropriadas. Por fim, é então produzida uma versão audiovisual do currículo profissional.

O currículo vídeo, muito em voga noutros países e também já junto de alguns dos maiores recrutadores nacionais, é elaborado por profissionais de consultoria na área da comunicação, da imagem e da pós-produção em audiovisual. Diz Diogo Braz que “esta ferramenta evidencia e valoriza as características, competências e aptidões de cada pessoa, revelando os seus fatores de diferenciação para desempenhar determinada função e as mais-valias para a organização que vier a integrar”.

Segundo os empreendedores, os responsáveis pela seleção de recursos humanos são invadidos por candidaturas de emprego que refletem numa simples página A4 as habilitações do candidato em vez de revelarem as suas características pessoais. Uma realidade que o currículo vídeo pode ajudar a inverter. “A utilização de meios audiovisuais é determinante para facilitar a tarefa de quem necessita rapidamente de identificar fatores de diferenciação entre os candidatos a selecionar”, refere Diogo Braz.

A empresa oferece aos candidatos quatro pacotes de serviços: CVfilm Soft; CVfilm Pro; Cvfilm Bio e CVfilm Venture. O primeiro é direcionado a jovens recém-licenciados com pouca experiência profissional e o segundo está pensado para quem já está em ascensão de carreira, com um currículo profissional relevante. O serviço Bio tem um maior interesse particular e não tanto profissional, procurando produzir o filme da vida da pessoa e o CVfilm Venture consiste num apoio ao empreendedor que quer fazer a apresentação da sua ideia de negócio para captar a atenção de investidores.



OUTRAS NOTÍCIAS

"A vontade de aprender é um fator chave no recrutamento"


Setubalense de gema e sócia “ferrenha” do Vitória de Setúbal, Idália Coelho tem nas mãos a gestão dos 200 colaboradores portugueses e 60 espanhóis do u...

Storytelling: quanto vale contar uma história

Storytelling: quanto vale contar uma história


Se está ativamente à procura de emprego prepare-se para isto. O Storytelling está a entrar nas organizações, ora como estratégia de comunicação ...

Redes sociais cada vez mais utilizadas nas novas contratações

Redes sociais cada vez mais utilizadas nas novas contratações


As redes sociais são cada vez mais montras de talento a que estão atentas as agências de recrutamento e as empresas que querem contratar. Poucos são ainda os reconhecem recr...



DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS