Carreiras

-Saúde e higiene no trabalho



01.01.2000



  PARTILHAR




Saúde e higiene no trabalho

O desenvolvimento científico e a expansão das empresas têm originado múltiplos postos de trabalho e ampliado as áreas profissionais. Mas, também contribuíram para um aumento de poluição e do risco de doenças profissionais.


A Higiene e a Saúde no trabalho são questões cada vez mais abordadas no mundo empresarial. Os postos de trabalho têm de estar isentos de riscos para a saúde e vida dos trabalhadores. As empresas devem ter especial cuidado com estas questões, pois trata-se da vida dos seus trabalhadores. Saúde e Higiene afectam directamente na vida de qualquer pessoa.

Os riscos para a Saúde e a Higiene no trabalho podem ocorrer de várias fontes. O ruído, as substâncias tóxicas e possíveis doenças que algum colega possa ter são alguns dos exemplos de riscos.

Para além disso, o local de trabalho deve estar sempre limpo e arejado e os trabalhadores devem conservá-lo e preservá-lo.

Por outro lado, cada empresa pode originar riscos diferentes para a saúde dos trabalhadores, dependendo do que produz. Por exemplo nas fábricas de tintas, os trabalhadores devem proteger os olhos, o nariz e a boca.

Por isso, a acção de prevenção e manutenção deve ser tida como um auxílio para a saúde e a higiene no trabalho das empresas. Logo, um forte contributo para a melhoria da produtividade dos trabalhadores.

Alguns cuidados a ter:

Exame médico ao trabalhador no momento da admissão;

Exames periódicos;

Exames ocasionais;

Ter em conta os possíveis riscos que possam surgir na empresa e proteger os seus trabalhadores;


Importa salientar que são os trabalhadores que ajudam na construção de uma empresa. Mas, mais do máquinas de produção os trabalhadores são pessoas e, como tal, deve ser-lhes garantido as condições mínimas de protecção de saúde e higiene no local de trabalho.


LL






DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS