Carreiras

Mexa-se!



01.01.2000



  PARTILHAR




Mexa-se!

Alguns problemas de saúde estão directamente relacionados com o trabalho de escritório. Não é segredo para ninguém: trabalhamos cada vez mais, e não temos cuidado com a nossa saúde. Nunca é tarde para entender os maus hábitos e tentar adoptar um estilo de vida saudável à sua vida profissional. Veja o que pode fazer por si.



Hoje em dia, uma das principais causas de perda de produtividade profissional prende-se com os maus hábitos adquiridos pelos profissionais e o estilo de vida adoptado.
Se acha que somos indestrutíveis e que nada nos afecta, engana-se. O corpo é que paga pelos nossos erros.
O mais importante é sentir-se bem, esta é a razão mais simples para a existência de uma mudança e deve fazer tudo para que esta aconteça. Por isso: Mexa-se!


Aqui ficam alguns conselhos:

Cuide do coração


Invista no seu bem - estar

Controle o seu ritmo de trabalho
È importante trabalhar, mas tudo o que é demais também é mau. Por isso controle o seu ritmo de trabalho, dedique-se a outras coisas para que assim possa desanuviar do trabalho. Esqueça por momentos os assuntos de trabalho.


Evite as horas extra
Trabalhar muitas horas desgasta muito uma pessoa, tanto a nível físico como mental. Não exagere nas horas, lembre-se que amanhã também é dia de trabalho.


Aumente o número de pausas
Mesmo que sejam curtas, faça pausas durante o seu expediente de trabalho. Vai ver que assim o trabalho torna-se mais rentável, mais produtivo e você até recomeça com outra disposição.


A grande questão que deve responder é: o que é que pode fazer pelo seu corpo que lhe possa proporcionar uma sensação de satisfação a curto prazo. Vai ver que o resultado é: mais saúde e mais disposição para trabalhar e encarar os dias de melhor maneira.


Aprenda a comer


Na vida activa, cada vez há menos tempo para uma alimentação saudável, o ritmo de trabalho obriga muitas vezes a saltar refeições e a comer mal e depressa. Pela sua saúde, aqui ficam alguns bons conselhos.


O organismo funciona como um relógio - respeite as horas das refeições;

Sempre que comer, faça-o com calma, devagar e mastigue bem os alimentos para evitar digestões difíceis. Esqueça o e-mail que tem para enviar e os documentos que tem por assinar.

Não deixe de comer para trabalhar. Esta é uma regra básica, muitas vezes esquecida e que devia ser mais vezes aplicada.

Prefira almoçar fora, de preferência num restaurante perto do seu local de trabalho. Para além de sair do ambiente de trabalho, quando acabar de almoçar pode sempre ir dar uma voltinha a pé para se exercitar um bocadinho e respirar um pouco de ar puro, ar que não está viciado em trabalho.


Faça exercício

A carreira exige muito do seu corpo. Existem muitos factores que condicionam o desgaste de uma pessoa:


Pressão dos prazos;
Longas horas de trabalho;
Desafios intermináveis;
Viagens;
Reuniões


Estes são apenas alguns dos exemplos das exigências físicas.
Grande parte das pessoas alivia a tensão física na comida ou em outros vícios que desenvolvem como mecanismos de escape.


Lembre-se que se praticar muito exercício físico, o mais provável é que não sofra de depressões ou outros estados emocionais. Mais, não se esqueça que o desporto para além de lhe fazer bem, pois torna o organismo mais eficiente, pode ser utilizado para contactos profissionais importantes.

 


VD






DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS