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Dicas para o chefe de equipa



01.01.2000



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Dicas para o chefe de equipa

O que deve fazer:

Adaptar o estilo da sua gestão às necessidades da equipa
Algumas equipas estão habituadas a trabalhar de maneira muito independente. Nesse caso, não faz sentido armar-se de repente em chefe e em professor.

Apoiar a sua equipa
O chefe da equipa apoia e defende sempre a sua equipa.

Acreditar nas capacidades da sua equipa
Nada é mais desmotivante que um chefe que já não acredita na causa a que se propôs.

Comunicar com a sua equipa
Mostre-lhe que pode contar consigo e que está disponível para ouvi-la.

Criar um ambiente aberto
Esta é a melhor forma das pessoas se conhecerem melhor e se sentirem à vontade.

Apreciar o esforço da sua equipa
Quando as pessoas ficam com a sensação que estão a fazer bem as coisas, ficam ainda mais motivadas.

Criar espírito de equipa
Para pessoas que não se conhecem de lado nenhum, é difícil trabalhar em conjunto. Por isso, deixe os membros da equipa passar muito tempo juntos dentro do horário do trabalho

Estimular novas iniciativas e ideias criativas
Lembre-se que toda a equipa poderá beneficiar com a criatividade dos seus elementos.

Criar oportunidades de aprender
Uma equipa prospera quando tanto os seus membros individualmente como a equipa como um todo tem oportunidade de aprender.

Mostrar a sua autoridade desde o início
É possível fazer isto sem ter de ser realmente autoritário. Assim, evita que os membros da equipa questionem a sua autoridade.

Ser franco
Uma comunicação aberta e clara jogará a seu favor, o que não significa que possa perder o auto-controlo. Por muito difícil que possa ser em certas alturas, só assim é que a sua posição de liderança se mantém credível.

O que não deve fazer
Mandar executar tarefas com as quais as pessoas não se sentem à vontade
Com efeito, não serve de nada mandar pessoas executar tarefas para as quais não estão preparadas. "A pessoa certa no lugar certo" é um princípio que também se aplica à sua equipa.

Fugir dos conflitos e problemas
Estes são inevitáveis, mesmo na sua equipa, e é importante lidar com eles de forma positiva. No momento do conflito, cria-se uma situação desagradável, mas você e a sua equipa poderão aprender muito com a maior parte dos problemas. Pode ainda aproveitar a situação para estabelecer um processo de mudança.

Esperar para entrar em acção
Não espere para actuar apenas quando nota sinais de comportamento negativo, conflitos ou dificuldades dentro do grupo. É importante, sobretudo nestas ocasiões, tomar as rédeas, caso contrário a situação fica fora de controlo sem dar por isso.

Negar que cometeu um erro
Ouse admitir que você cometeu um erro. Afinal, errar é humano!

Tomar decisões precipitadas
Nenhum dia é igual e decerto que a sua equipa vai ter dias de mau humor. Será necessária muita atenção, pois um estado de espírito negativo pode ser nefasto para novas iniciativas. Nessas ocasiões é melhor adiar decisões importantes.

Atacar as pessoas
Não assuma uma atitude arrogante ou autoritária com os membros da sua equipa. Se estiver incomodado com algo, ataque os problemas, não as pessoas!

Fazer críticas pouco construtivas
A sua equipa irá errar diversas vezes e haverá certamente situações bem difíceis. Seja como for, um chefe de equipa deve fazer correcções sempre que achar necessário. Tente, no entanto, fazer estas críticas de uma forma construtiva.






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