Dicas para o chefe de equipa
O que deve fazer:
Adaptar o estilo da sua gestão às necessidades da equipa
Algumas equipas estão habituadas a trabalhar de maneira muito independente.
Nesse caso, não faz sentido armar-se de repente em chefe e em professor.
Apoiar a sua equipa
O chefe da equipa apoia e defende sempre a sua equipa.
Acreditar nas capacidades da sua equipa
Nada é mais desmotivante que um chefe que já não acredita na causa a que
se propôs.
Comunicar com a sua equipa
Mostre-lhe que pode contar consigo e que está disponível para ouvi-la.
Criar um ambiente aberto
Esta é a melhor forma das pessoas se conhecerem melhor e se sentirem à
vontade.
Apreciar o esforço da sua equipa
Quando as pessoas ficam com a sensação que estão a fazer bem as coisas,
ficam ainda mais motivadas.
Criar espírito de equipa
Para pessoas que não se conhecem de lado nenhum, é difícil trabalhar em
conjunto. Por isso, deixe os membros da equipa passar muito tempo juntos
dentro do horário do trabalho
Estimular novas iniciativas e ideias criativas
Lembre-se que toda a equipa poderá beneficiar com a criatividade dos
seus elementos.
Criar oportunidades de aprender
Uma equipa prospera quando tanto os seus membros individualmente como
a equipa como um todo tem oportunidade de aprender.
Mostrar a sua autoridade desde o início
É possível fazer isto sem ter de ser realmente autoritário. Assim, evita
que os membros da equipa questionem a sua autoridade.
Ser franco
Uma comunicação aberta e clara jogará a seu favor, o que não significa
que possa perder o auto-controlo. Por muito difícil que possa ser em certas
alturas, só assim é que a sua posição de liderança se mantém credível.
O que não deve fazer
Mandar executar tarefas com as quais as pessoas não se sentem à vontade
Com efeito, não serve de nada mandar pessoas executar tarefas para as
quais não estão preparadas. "A pessoa certa no lugar certo" é um princípio
que também se aplica à sua equipa.
Fugir dos conflitos e problemas
Estes são inevitáveis, mesmo na sua equipa, e é importante lidar com eles
de forma positiva. No momento do conflito, cria-se uma situação desagradável,
mas você e a sua equipa poderão aprender muito com a maior parte dos problemas.
Pode ainda aproveitar a situação para estabelecer um processo de mudança.
Esperar para entrar em acção
Não espere para actuar apenas quando nota sinais de comportamento negativo,
conflitos ou dificuldades dentro do grupo. É importante, sobretudo nestas
ocasiões, tomar as rédeas, caso contrário a situação fica fora de controlo
sem dar por isso.
Negar que cometeu um erro
Ouse admitir que você cometeu um erro. Afinal, errar é humano!
Tomar decisões precipitadas
Nenhum dia é igual e decerto que a sua equipa vai ter dias de mau
humor. Será necessária muita atenção, pois um estado de espírito negativo
pode ser nefasto para novas iniciativas. Nessas ocasiões é melhor adiar
decisões importantes.
Atacar as pessoas
Não assuma uma atitude arrogante ou autoritária com os membros da
sua equipa. Se estiver incomodado com algo, ataque os problemas, não as
pessoas!
Fazer críticas pouco construtivas
A sua equipa irá errar diversas vezes e haverá certamente situações
bem difíceis. Seja como for, um chefe de equipa deve fazer correcções
sempre que achar necessário. Tente, no entanto, fazer estas críticas de
uma forma construtiva.