Carreiras

Maus pressupostos



01.01.2000



  PARTILHAR




Maus pressupostos

Quando uma equipa começa a trabalhar, os seus membros partem geralmente de uma série de pressupostos. Esses pressupostos nem sempre estão correctos. Por isso, vale a pena tentar ver mais além. Vejamos alguns exemplos:

Atacando o sintoma cura-se a doença

Isto pode ser verdade em algumas situações médicas mas não o é na vida empresarial, sobretudo não nas grandes empresas onde os sintomas são muitas vezes a expressão de problemas mais estruturais. Atacar o problema na raiz é o que se deve fazer.

Qualidade custa dinheiro

É verdade, mas em muitos casos é aconselhável escolher a solução mais cara em vez dos custos directos e indirectos das soluções menos caras mas também menos sucedidas. Lembre-se que o barato sai caro.

Qualidade só se refere a produtos

Os tempos em que uma empresa só era avaliada pelos seus produtos, já passaram há muito. A crescente concorrência e o aumento da oferta fizeram com que os serviços de uma empresa ganhassem tanta ou mais importância que os seus produtos.

Os problemas e as suas soluções distinguem-se com facilidade

É verdade em alguns casos, mas acontece muitas vezes que uma solução gera outros problemas. Uma visão global continua a ser necessária.

Mudar não serve para nada

Esta mentalidade é muito negativa, principalmente quando a rotina começa a instalar-se. Contudo, não há nada melhor do que uma abordagem fresca para continuar a desafiar a sua equipa.






DEIXE O SEU COMENTÁRIO