Maus pressupostos
Quando uma equipa começa a trabalhar, os seus
membros partem geralmente de uma série de pressupostos. Esses pressupostos
nem sempre estão correctos. Por isso, vale a pena tentar ver mais além.
Vejamos alguns exemplos:
Atacando o sintoma cura-se a doença
Isto pode ser verdade em algumas situações médicas mas não o é na vida
empresarial, sobretudo não nas grandes empresas onde os sintomas são muitas
vezes a expressão de problemas mais estruturais. Atacar o problema na
raiz é o que se deve fazer.
Qualidade custa dinheiro
É verdade, mas em muitos casos é aconselhável escolher a solução mais
cara em vez dos custos directos e indirectos das soluções menos caras
mas também menos sucedidas. Lembre-se que o barato sai caro.
Qualidade só se refere a produtos
Os tempos em que uma empresa só era avaliada pelos seus produtos, já passaram
há muito. A crescente concorrência e o aumento da oferta fizeram com que
os serviços de uma empresa ganhassem tanta ou mais importância que os
seus produtos.
Os problemas e as suas soluções distinguem-se com facilidade
É verdade em alguns casos, mas acontece muitas vezes que uma solução
gera outros problemas. Uma visão global continua a ser necessária.
Mudar não serve para nada
Esta mentalidade é muito negativa, principalmente quando a rotina
começa a instalar-se. Contudo, não há nada melhor do que uma abordagem
fresca para continuar a desafiar a sua equipa.