Carreiras

A equipa como fonte de ideias



01.01.2000



  PARTILHAR




A equipa como fonte de ideias

Muitos êxitos dependem de uma boa ideia. É importante deixar as ideias dentro da sua equipa terem carta branca para serem expostas e circularem. Cada membro da equipa deve ser encorajado a produzir ideias, até porque todas as pessoas são capazes de desenvolver novas ideias. Desta forma, cada membro fica envolvido e o sentido de equipa fica reforçado. Contudo, há uma série de factores que convém não esquecer:

A crítica mata a criatividade

Se, durante uma sessão de "brainstorm", começa imediatamente a criticar todas as ideias apresentadas, as pessoas vão sentir-se inibidas e desencorajadas. É melhor deixar vir as ideias e só depois seleccionar as que são viáveis.


É importante tomar notas


Anote sempre cada ideia, por muito estranha ou extravagante que ela pareça. Assim, cada membro da equipa fica com a sensação de que a sua contribuição foi realmente válida.


Estranho não é sinónimo de mau

Ideias expressadas sem pensar ou que, à primeira vista, parecem pouco ou nada viáveis, podem, com alguns ajustes, dar bons resultados.

A importância das brainstorms

A vantagem de uma sessão comum de ideias é que a contribuição geral é sempre maior do que a dos indivíduos sozinhos. Uma ideia gera outra e cria-se uma verdadeira bola de neve de criatividade.



Reunião de equipa

Uma boa reunião pode ser muito benéfica. Saiba como orientar boas reuniões.


Saiba o que quer. Umas vezes as pessoas reúnem-se para brainstormings, outras vezes preferem resolver problemas existentes e, ainda noutras ocasiões, o objectivo é meramente fazer um ponto da situação. Convém elaborar os pontos em agenda na reunião com antecedência. Assim, evita que a sua equipa comece com entusiasmo a disparar ideias enquanto você, de facto, só quer tomar uma decisão importante relativamente a um tema concreto.

Reunir regularmente pode ser realmente importante, sobretudo quando há projectos com prazos rigorosos. Contudo, não faz sentido reunir só por hábito se há pouco ou nada para dizer. Essas reuniões transformam-se rapidamente em mais um intervalo para café ou num momento de repouso. Ainda por cima, essas reuniões por hábito consomem tempo precioso dos participantes. Portanto, se não houver nada para dizer ou decidir, é melhor anular a reunião.

Reunir durante demasiado tempo não serve para nada. A concentração dos participantes desaparece ao fim de 75 minutos. Se ficar preso numa reunião estilo maratona, tente fazer intervalos regulares.

Imponha um ritmo na reunião. Discuta de forma sistemática e controlada os pontos na ordem do dia. Nada é mais frustrante do que uma agenda muito cheia em que somente dois pontos são discutidos porque se entra demasiado em detalhes. Cabe-lhe a si controlar esta situação.






DEIXE O SEU COMENTÁRIO