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Dar más notícias



01.01.2000



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A arte de dar más notícias

Ninguém gosta de dar más notícias, mas quando tem mesmo de ser, é importante transmitir a mensagem da forma mais delicada possível. Se tem de despedir alguém, ou acabar com um projecto, e não sabe como dizê-lo aos seus colaboradores, veja as nossas dicas.


Não fira o seu colaborador com o seu discurso;

Apresente razões estruturadas;

Justifique as razões e apresente-as como inevitáveis;

Coloque a dignidade da pessoa em primeiro lugar;

Faça com que o seu discurso tenha, ou pelo menos pareça ter, algum senso de justiça.


Vejamos então como actuar:


O PORTADOR DE MÁS NOTÍCIAS

Deve ser sempre o superior hierárquico mais directo ou então o responsável pelos recursos humanos.


O "TIMING"

Deve ter em atenção que a sua notícia vai causar mal estar, por isso escolha uma altura oportuna e evite as sextas feiras. Isto porque o colaborador vai ter dificuldade em enfrentar a família com quem passa a maior parte do tempo do seu fim-de-semana.


O LOCAL

Receba-o num local neutro. Um local onde não haja outros colaboradores e de onde o lesado possa sair sem ser notado.
Efectivamente, é bastante desagradável, depois de um despedimento, ser-se alvo de olhares inquisidores.


OBJECTIVIDADE

Seja o mais directo e objectivo possível e não dê a má notícia durante um almoço de confraternização pois pode parecer um tanto hipócrita.
Tenha em conta que a conversa não deverá ser demasiado curta nem demasiado comprida.


PARTICIPANTES

Limite o mais que puder o número de intervenientes na conversa para que exista o menor constrangimento possível.
De preferência, uma pessoa basta para transmitir a má notícia.


EVITE BANALIDADES

Diga desde logo que tem uma decisão importante para lhe anunciar. No entanto, faça com que a pessoa entenda que o despedimento ou o fim do projecto nada tem a ver com o seu valor profissional.
Além disso, deve deixar que a pessoa exprima livremente os seus sentimentos e tenha um diálogo com a maior lógica e racionalidade possível.
Se for evidente o choque da pessoa, dê-lhe tempo para ela reflectir um pouco, conseguir reagir e voltar a estar em condições de ouvir o que ainda tem para lhe dizer.


NÃO FAÇA PROMESSAS QUE NÃO PODE CUMPRIR!

Não improvise e nunca prometa o que não sabe se pode cumprir.
Se estiver incumbido de dar ao seu empregado ou colega a notícia da morte de um parente, tenha toda a sensibilidade possível e ajude-o no que puder nesse momento difícil.
Não dê a notícia de rompante. Comece por dizer que a pessoa já estava doente há algum tempo, que na última semana piorou e só depois é que o deve informar que a pessoa faleceu. O mesmo se passa no caso de um despedimento ou outra qualquer má notícia.
A conversa deverá apresentar os factos gradualmente, para que o receptor se vá habituando à ideia e o choque não seja tão grande e abrupto.
Só assim poderá, eventualmente, minorar um pouco a dor de quem está a receber a notícia.


AF






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