Carreiras

Deite a mão à desorganização!



01.01.2000



  PARTILHAR




Deite a mão à desorganização!

Se a sua empresa é uma desorganização não desespere. É possível solucionar o problema. Trabalhar sem organização é, antes de mais, um desperdício de tempo e a produtividade não é a mesma. Se pensa que a culpa da desorganização é sua, então não deve hesitar em criar algumas estratégias para superar o problema.
É sempre melhor tentar do que resignar-se a cometer os mesmos erros, achando que a organização da sua empresa já não tem solução. Há solução para tudo desde que exista vontade e alguma imaginação.
Para ter uma estratégia pode começar por imaginar uma situação específica...

Por exemplo: imagine-se numa casa cheia de crianças e comece a definir objectivos de organização, para que a sua casa não seja um caos, depois transporte as ideias para o seu escritório e verá que rapidamente a situação vai melhorar. Se não acredita veja as comparações:

Alicie os seus colaboradores com prémios

Se numa casa cheia de crianças, os deixava dar sugestões de brincadeiras, para que se ocupassem sem causarem problemas, em troca de uma guloseima se, no final, arrumassem tudo. O mesmo poderá fazer com os seus colaboradores, pedindo-lhes que coloquem numa caixa sugestões anónimas sobre como organizar uma empresa.
Depois, as melhores sugestões seriam aplicadas e a guloseima seria substituída por um prémio de produtividade aos colaboradores que tivessem um melhor desempenho no seu trabalho organizativo, segundo as sugestões dadas.


Mude a mobília de sítio

Outro aspecto importante numa casa com miúdos é reparar nas coisas que não estão no sítio certo para que eles não tropecem e se magoem.
No local de trabalho faça o mesmo. Repare nas coisas que não lhe parecem estar no sítio certo e nas mudanças que podem ser feitas, não porque alguém se possa magoar mas para existir mais espaço e um ambiente agradável, com um aspecto limpo e organizado, que é fundamental em qualquer local de trabalho.


Elabore um plano de trabalho

Os miúdos reagem positivamente a qualquer coisa que os motive. O mesmo acontece com os seus colaboradores.
Se às crianças pode apresentar sugestões para novas brincadeiras, aos colaboradores pode apresentar um novo plano de trabalho, com etapas definidas e funções para cada um deles, adequadas a cada perfil. Se cada um fizer o que gosta tudo será bem mais fácil e muito mais organizado.


Organize equipas de trabalho

Se, numa casa com crianças, as poria a brincar, por exemplo, em dois grupos distintos para que não houvesse tanta confusão e ao mesmo tempo obtivesse alguma competitividade que as obrigasse a pensar e a aprender coisas novas, no local de trabalho poderá motivar os seus colaboradores da mesma maneira. Igualmente divididos em duas equipas, os seus colaboradores vão competir saudavelmente entre si, sendo que o seu objectivo último é conseguir que se envolvam de tal forma no trabalho, que a motivação e o espírito de entreajuda na organização, não só em relação ao espaço físico mas também às actividades laborais, seja muito maior.


Vai ver que se seguir pelo menos alguns destes passos, a desorganização vai desaparecer da sua empresa. Se quer uma sugestão, comece pela sua secretária. É sempre um bom princípio e um bom exemplo a dar aos trabalhadores.

AF






DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS