1. Causas e Efeitos da Globalização da Economia
Causa una, causa nula. S.T.Aquino
Um dos principais factores, que tem conduzido para a corrida generalizada
à globalização, tem sido o fenómeno das privatizações, um pouco por toda
a parte. Privatização das empresas públicas, por um lado, e da desregulamentação
(reduzindo ou desmantelando os monopólios), por outro, tem contribuído
para o aumento da fluidez dos mercados e da concorrência.
A liberdade de trocas tornou-se num fenómeno de moda e levou à constituição
de zonas de total liberdade económica, como é o exemplo da criação do
mercado único entre os Estados Unidos e o Canadá, desde 1988, e do mercado
único europeu, desde 1993. É também nesta linha que se insere a assinatura
de acordos de livre-troca entre o Brasil e a Argentina e a Austrália e
a Nova Zelândia.
Neste novo contexto, a ideologia da economia de mercado encontra-se numa
fase de expansão e assiste-se à internacionalização dos mercados e da
concorrência que se acelera, por um lado, sob o efeito cumulativo de factores
favoráveis e, por outro, do próprio tempo conforme se sumariza no Quadro
1.
Factores de Aceleração da
Globalização
Abertura das Fronteiras: EUA/Canadá, Europa
Circulação dos produtos internacionais
Multiplicação das aquisições e fusões de empresas
Multiplicação do número de multinacionais
Aumento das viagens de homens de negócios
Serviços
Internacionais para as empresas: bancos, consultores, auditores, etc.
Comunicações
Circulação das imagens
Transmissão rápida das modas e "snob effect"
Globalização dos gostos e convergência das preferências
Segmentação de clientes transnacionais: adolescentes, yuppies, executivos
Pordutos e marcas com abrangência mundiais
Mensagens universais ou transculturais
Produtos Mundiais
Baixo custo da tecnologia
Fábricas de vocação mundial
International sourcing ou aquisição fora das fronteiras
Internacionalização de equipamentos, componentes, sub-contratantes
e fornecedores
Distribuição Mundial
Transportes intrenacionais mais rápidos
Redes de transmissão de dados de equipamentos de telecomunicações
Padrões mundiais e internacionalização dos serviços
Viagens-Turismo
Clientes-Viajantes
Necessidade de presença dos produtos noutros países
Padrões mundiais de qualidade e internacionalização dos serviços aos
clientes-viajantes
Internacionalização dos hotéis, bancos, organizadores de viagens,
etc.
Fonte RHM (continua)