Carreiras

Causas e Efeitos da Globalização da Economia



01.01.2000



  PARTILHAR




1. Causas e Efeitos da Globalização da Economia

Causa una, causa nula. S.T.Aquino
Um dos principais factores, que tem conduzido para a corrida generalizada à globalização, tem sido o fenómeno das privatizações, um pouco por toda a parte. Privatização das empresas públicas, por um lado, e da desregulamentação (reduzindo ou desmantelando os monopólios), por outro, tem contribuído para o aumento da fluidez dos mercados e da concorrência.

A liberdade de trocas tornou-se num fenómeno de moda e levou à constituição de zonas de total liberdade económica, como é o exemplo da criação do mercado único entre os Estados Unidos e o Canadá, desde 1988, e do mercado único europeu, desde 1993. É também nesta linha que se insere a assinatura de acordos de livre-troca entre o Brasil e a Argentina e a Austrália e a Nova Zelândia.

Neste novo contexto, a ideologia da economia de mercado encontra-se numa fase de expansão e assiste-se à internacionalização dos mercados e da concorrência que se acelera, por um lado, sob o efeito cumulativo de factores favoráveis e, por outro, do próprio tempo conforme se sumariza no Quadro 1.

Factores de Aceleração da Globalização

Abertura das Fronteiras: EUA/Canadá, Europa Circulação dos produtos internacionais

Multiplicação das aquisições e fusões de empresas
Multiplicação do número de multinacionais

Aumento das viagens de homens de negócios

Serviços Internacionais para as empresas: bancos, consultores, auditores, etc.
Comunicações Circulação das imagens
Transmissão rápida das modas e "snob effect"

Globalização dos gostos e convergência das preferências

Segmentação de clientes transnacionais: adolescentes, yuppies, executivos

Pordutos e marcas com abrangência mundiais

Mensagens universais ou transculturais Produtos Mundiais Baixo custo da tecnologia

Fábricas de vocação mundial

International sourcing ou aquisição fora das fronteiras

Internacionalização de equipamentos, componentes, sub-contratantes e fornecedores Distribuição Mundial Transportes intrenacionais mais rápidos

Redes de transmissão de dados de equipamentos de telecomunicações

Padrões mundiais e internacionalização dos serviços Viagens-Turismo Clientes-Viajantes

Necessidade de presença dos produtos noutros países

Padrões mundiais de qualidade e internacionalização dos serviços aos clientes-viajantes

Internacionalização dos hotéis, bancos, organizadores de viagens, etc.

Fonte RHM (continua)






DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS