Carreiras

A grande desconexão



09.09.2022



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Não há dúvida de que os recentes desafios globais mudaram o mercado de trabalho, a forma como olhamos para ele e perspetivamos o seu futuro. No entanto, a rapidez com que estas transformações aconteceram não foi igualada pela oferta de talentos disponíveis, principalmente nas funções que exigem skills digitais. Com base nisto, qual será a solução? A formação e o upskilling.

A atualização de conhecimentos (ou upskilling) e a formação são a solução para esta escassez de competências e um asset extremamente importante e valorizado pelos profissionais no seu percurso de carreira — mas será que as empresas estão preparadas para a exigência da formação? Os resultados de um estudo recente da Hays, o “Learning Mindset Report 2022”, revelam uma grande desconexão entre as  verdadeiras necessidades e expectativas dos profissionais e dos empregadores.

Embora os dados revelem que a maioria das organizações está preocupada com a escassez de competências, apenas metade dos profissionais acredita que os recursos de aprendizagem disponíveis satisfazem as suas necessidades. Isto contrasta com 60% dos empregadores que acreditam que os recursos que oferecem satisfazem as necessidades dos seus colaboradores. A necessidade de  aprender novas competências é transversal a todos os sectores e profissionais — por exemplo, quando questionados sobre a frequência com que o seu papel exige a aprendizagem de novas competências, 64% dos profissionais disseram que ou precisam sempre, ou frequentemente, de aprender novas competências.

As organizações precisam de assegurar que os seus colaboradores sabem quais os recursos de aprendizagem disponíveis, tal como precisam de trabalhar para identificar que competências do futuro podem ser necessárias e encorajar os profissionais a aprendê-las. A aprendizagem é do interesse de ambas as partes. As organizações precisam de dar prioridade à atualização da formação para preencher lacunas de  competências e os profissionais precisam de aprender constantemente para garantir que as suas competências se mantêm relevantes no futuro da sua carreira.

Muitas vezes, a falta de comunicação e feedback são dois grandes motivos para esta “desconexão”, que leva a um aumento da insatisfação dos profissionais, assim como dos empregadores que sentem  desinteresse e falta de vontade por parte dos profissionais. A aposta num plano de formação eficaz e à medida de cada organização é a melhor estratégia nestes cenários.






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