A evolução das tecnologias de informação e da comunicação impõe uma redefinição do espaço de trabalho. Hoje é mais rápido enviar um e-mail do que uma carta por correio. Cada vez menos será o trabalhador a deslocar-se ao trabalho, e cada vez mais será o trabalho que virá até o trabalhador. Trabalhar a partir de casa parece ser cada vez mais a hipótese acertada numa altura em que a flexibilidade se tornou num dos assuntos da ordem do dia. O teletrabalho surge como resposta às novas necessidades do Homem. Um fenómeno em pleno crescimento, uma consequência inevitável da Era da Informação. O teletrabalho é uma forma alternativa e diferente de organização de trabalho. O que importa é o que se faz e quando se faz e o local onde se faz.
No entanto, muitos são os que não se adaptam a este tipo de trabalho, por isso, pondere de forma consciente e racional o que realmente quer fazer. Vantagens de trabalhar a partir de casa: Diminuição do stress; Aumento do bem-estar; Maior disponibilidade para a família; Não terá de procurar lugar de estacionamento; Diminuição de despesas; Possibilidade de ser o seu próprio patrão; É possível trabalhar sem interrupções; Pode controlar o seu ritmo de trabalho; Fica com mais tempo livre; Desvantagens de fazer da sua casa o local de trabalho:
Não tem colegas de trabalho; Dificuldade em separar a vida profissional da vida pessoal; Poderá não ser levada a sério; Falta de metodologia; Poderá vir a ter dificuldade em adaptar-se num novo emprego se deixar de trabalhar em casa;
LL