Carreiras

- Saiba como gerir o seu tempo de trabalho



01.01.2000



  PARTILHAR




Saiba como gerir o seu tempo de trabalho

O tempo de trabalho é organizado em função das prioridades e das obrigações. O essencial é saber gerir o tempo eficazmente de forma a atingir o equilíbrio entre as responsabilidades profissionais e a dedicação à vida pessoal.


Elaborar um plano de todas as actividades é o primeiro passo para uma gestão do tempo. Mas não é o suficiente. Há que ter em conta os possíveis contratempos e por isso é necessária precaução. Deve adaptar sempre o tempo tendo em conta o método de trabalho e sempre com uma margem de segurança para eventuais imprevistos.

A gestão do tempo para além da vida profissional passa também pela vida pessoal. O plano do tempo deve cobrir todo o dia e não somente as horas de trabalho. Deve incluir os momentos que dedica a si próprio, à sua família e aos seus amigos.

Por outro lado, os trabalhos de maior dimensão necessitam de muito mais tempo. O ideal é definir e planear etapa por etapa até ao resultado final. Deste modo obtém-se uma melhor gestão do tempo bem como do próprio trabalho. Em complemento, estes mesmos trabalhos devem ser divididos em vários numa espécie de sequências que se tornam mais fáceis de gerir. O resultado é o mesmo e o cansaço menor.

Outro factor relevante para uma boa gestão do tempo de trabalho é delegar funções. Algumas pessoas sabem delegar o seu trabalho e outras são perfeitamente incapazes. Delegar algumas funções quotidianas com as quais se perde imenso tempo e que podem ser realizadas por outras pessoas vai permitir rentabilizar o seu tempo.

Estabelecer uma lista de prioridades também contribui para a gestão do tempo. A lista passa pela definição do que é mais importante e urgente, seguido daquelas que são mais secundárias e menos importantes. Em último lugar devem ficar as que são as prioridades anexas, ou seja, aquelas que se gostaria de fazer se sobrar tempo.

Importa salientar também que trabalhar demasiadas horas sem qualquer tipo de gestão do seu tempo acaba por destruir lentamente o equilíbrio indispensável entre trabalho e vida privada e afectar gravemente a saúde.

LL






DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS